Reações adversas revatio

REVATIO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de REVATIO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com REVATIO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



No estudo central placebo-controlado de Revatio* em hipertensão arterial pulmonar, foram tratados um total de 277 pacientes com Revatio* em doses diárias variando de 20 mg a 80 mg, três vezes ao dia e 70 pacientes foram tratados com placebo. A duração do tratamento foi de 12 semanas.
A frequência geral de descontinuação dos pacientes tratados com Revatio* na dose diária recomendada de 20 mg três vezes ao dia foi baixa (2,9%), assim como nos pacientes tratados com placebo (2,9%). Os 259 indivíduos que completaram o estudo principal entraram no estudo de extensão de longo prazo. Doses até 80 mg, três vezes ao dia, foram estudados e, depois de 3 anos, 87% dos 183 pacientes em tratamento estavam recebendo Revatio* 80 mg três vezes ao dia.
No estudo placebo-controlado de sildenafila como adjuvante ao tratamento com epoprostenol intravenoso, em hipertensão arterial pulmonar, um total de 134 pacientes foram tratados com sildenafila com doses diárias variando de 20 mg a 80 mg três vezes ao dia e epoprostenol e, 131 pacientes foram tratados com placebo e epoprostenol. A duração do tratamento foi de 16 semanas. A frequência geral de descontinuação devido a eventos adversos em pacientes tratados com sildenafila/epoprostenol foi de 5,2% comparado a 10,7% de pacientes tratados com placebo/epoprostenol. Duzentos e quarenta e dois indivíduos que completaram o estudo inicial entraram em um estudo de extensão de longo prazo. Doses até 80 mg, três vezes ao dia, foram estudados e depois de 3 anos 68% dos 133 pacientes em tratamento estavam recebendo Revatio* 80 mg três vezes ao dia.
As reações adversas a medicamentos mais comumente relatadas (≥ 10%) com Revatio* no conjunto de dados combinados comparado ao placebo foram: cefaleia, rubor, dispepsia, diarreia e dor nos membros.
As reações adversas relatadas por ≥ 3% dos pacientes tratados com Revatio* foram mais frequentes (> 1% de diferença) em pacientes recebendo Revatio* nas doses de 20, 40 ou 80 mg, 3 vezes ao dia no estudo central do que no conjunto de dados combinados de dois estudos placebo-controlados. Vide Tabela 1. Consulte a tabela com as frequências de reações adversas a medicamentos (RAMs) nos estudos clínicos no Apêndice A.

Tabela 1:

Sistema MedDRA de classe de órgãos

Frequência

Reação adversa

Infecções e infestações

Comum

gripe

Transtornos psiquiátricos

Comum

insônia

Transtornos do sistema nervoso

Muito comum

cefaleia

Transtornos oculares

Comum

distúrbios visuais*, visão turva

Transtornos vasculares

Muito comum

rubor

Transtornos respiratórios, torácicos e mediastinais

Comum

tosse*, epistaxe, congestão nasal

Transtornos gastrintestinais

Muito comum

dispepsia, diarreia

Transtornos musculoesqueléticos e do tecido conjuntivo

Muito comum

dor nos membros

 

Comum

mialgia, dor nas costas

Transtornos gerais e do local de administração

Comum

pirexia*

Categorias de acordo com o CIOMS III: muito comum ³ 1/10, comum ³ 1/100 a <1/10, incomum < 1/1.000 a <1/1.000, rara ³ 1/10.000 a <1/1.1000, muito rara <1/10.000, desconhecida (não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis).

* Distúrbio visual, tosse e pirexia estavam dentro dos critérios estabelecidos no estudo A1481140. Apesar desses eventos não atenderem aos critérios do conjunto de dados combinados dos estudos A1481140 e A1481141, os mesmos foram incluídos com base no julgamento clínico.



Em caso de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Apêndice A:
Frequência de reações adversas a medicamento (RAMs) nos estudos clínicos

Sistema MedDRA de classe de órgãos

RAM (de acordo com termo preferencial)

Frequência %

Infecções e infestações

gripe#

3,8

Transtornos psiquiátricos

insônia#

5,3

Transtornos do sistema nervoso

cefaleia#

50,4

Transtornos oculares

Visão turva #

4,4

distúrbios visuais*#

2,9

Transtornos vasculares

rubor#

14,7

Transtornos respiratórios, torácicos e mediastinais

tosse*#

7,6

epistaxe#

7,6

congestão nasal#

4,7

Transtornos gastrintestinais

diarreia#

17,0

dispepsia#

13,2

Transtornos musculoesqueléticos e do tecido conjuntivo

dor nos membros#

13,5

dor nas costas#

8,8

mialgia#

7,6

Transtornos gerais e condições do local de administração

pirexia*#

5,6


* Distúrbios visuais, tosse e pirexia estavam dentro dos critérios estabelecidos no estudo A1481140. Apesar de esses eventos não atenderem aos critérios do conjunto de dados combinados dos estudos A1481140 e A1481141, eles foram incluídos com base no julgamento clínico.
# Reações adversas relatadas em ≥3% dos pacientes tratados com Revatio* e que foram mais frequentes (diferença >1%) nos pacientes que usaram Revatio* no estudo principal ou no conjunto combinado de dados dos dois estudos controlados com placebo sobre hipertensão arterial pulmonar (nas doses de 20, 40 ou 80 mg três vezes ao dia [REVATIO* (todos) N=341]).