Reações adversas ambezetal

AMBEZETAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de AMBEZETAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com AMBEZETAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As reações adversas da ampicilina estão listadas de acordo com a sua frequência de incidência. Nesta lista, a frequência das reações está dividida da seguinte forma: reações muito comuns (=>1/10); reações comuns (<1/10 e =>1/100); reações incomuns (<1/100 e =>1/1.000); reações raras (<1/1.000 e =>1/10.000); reações muito raras (<1/10.000).

Reações comuns
Gastrointestinal: diarreia, náusea, vômito
Pele e anexos: rash cutâneo.
Reações incomuns
Gastrointestinal: epigastralgia
Pele e anexos: urticária, prurido
Sistema imunológico: reações de hipersensibilidade
Reações raras
Gastrointestinal: colite pseudomembranosa, hepatite medicamentosa.
Pele e anexos: erupção cutânea pustulosa, vasculite, pápulas cutâneas, eritema multiforme, língua pilosa, candidíase mucocutânea, alteração da coloração do esmalte dentário.
Sistema imunológico: reação semelhante à doença do soro, síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica, edema de glote.
Sistema nervoso: convulsões, ansiedade, insônia, confusão mental, tontura, inquietação, alteração de comportamento.
Alterações em exames laboratoriais: alterações em testes de função hepática.
Sangue: plaquetopenia, leucopenia, agranulocitose, anemia hemolítica auto-imune, eosinofilia, anemia
Sistema urinário: nefrite intersticial, cristalúria.
NOTA: Urticária, erupção cutânea e reações semelhantes a doença do soro podem ser controladas com anti- histamínicos e, se necessário, corticosteroides sistêmicos. Sempre que tais reações ocorrerem, o uso da ampicilina deve ser interrompido, a menos que, na opinião do médico, a condição a ser tratada coloque em risco a vida do paciente, e somente possa ser erradicada com o uso do ampicilina. Reações anafiláticas intensas requerem uso imediato de adrenalina, oxigênio e corticosteroides intravenosos.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.