Bula para paciente rinofluimucil

RINOFLUIMUCIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de RINOFLUIMUCIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com RINOFLUIMUCIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Rinofluimucil® é um descongestionante nasal que possui em sua fórmula duas substâncias: a acetilcisteína que fluidifica as secreções ou o muco das vias aéreas (nariz) facilitando a sua limpeza e o sulfato de tuaminoeptano que promove o alívio imediato da congestão nasal provocada pela rinite e sinusite.
POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
Rinofluimucil® é indicado para o tratamento de rinites e sinusites.
QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Contra-indicações Rinofluimucil® é contra-indicado para pessoas sensíveis a acetilcisteína e/ou sulfato de tuaminoeptano e/ou demais componentes de sua formulação, ou em pacientes portadores de glaucoma e hipertiroidismo. Advertências Rinofluimucil® deve ser usado com precaução em pacientes com doença cardiovascular, problemas na tireóide, crianças asmáticas, indivíduos com dificuldade em urinar e idosos que tenham a próstata aumentada. O uso excessivo de medicamentos vasoconstritores pode provocar efeito rebote com congestão e excesso de secreção.
Uso durante a gravidez e lactação
Classe de risco C: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Rinofluimucil® apenas deve ser utilizado por mulheres grávidas e lactantes em casos de extrema necessidade e sob cuidadosa supervisão médica. Não se sabe se as substâncias de Rinofluimucil® são encontradas no leite materno, por isso não é aconselhado o seu uso durante a amamentação. Uso pediátrico Recomenda-se cautela ao administrar Rinofluimucil® em crianças asmáticas. Somente para praticantes de esportes O uso de Rinofluimucil® pode ocasionar resultados positivos nos testes antidoping. Posso dirigir ou operar máquinas enquanto estiver usando Rinofluimucil®? Rinofluimucil® não interfere no estado de vigília e atenção do paciente, o que permite a você dirigir e operar máquinas normalmente enquanto estiver fazendo uso do medicamento. Interações medicamentosas Recomenda-se precaução de uso em pacientes em tratamento concomitante como inibidores da monoaminoxidase (IMAOS).
Este medicamento é contra-indicado na faixa etária abaixo de 6 anos. Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento de seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Aspecto físico e características organolépticas do medicamento A solução nasal é um líquido incolor, límpido, com um leve odor de menta com fundo sulfúreo, que é característico da acetilcisteína. O que devo dizer a meu médico antes de administrar Rinofluimucil®?
Durante a consulta, avise seu médico se possui algum problema cardíaco; problema na tireóide (remoção da tireóide ou se toma hormônio para tireóide); asma; próstata aumentada; glaucoma ou hipertensão. Dosagem Adultos: 3 a 4 gotas em cada narina de 3 a 4 vezes ao dia. Crianças: 1 a 3 gotas em cada narina de 3 a 4 vezes ao dia. O que fazer no caso de esquecer de administrar uma dose? Se você deixou de aplicar uma dose, deverá fazê-lo o quanto antes, e administrar a dose seguinte como de costume, isto é, na hora regular e sem dobrar a dose. Como usar 1. Abra o frasco (Fig.1). 2. Aproxime o conta-gotas da solução. 3. Aspire à solução para o conta-gotas. 4. Aplique as gotas nas narinas. O conta-gotas não deve ser introduzido no interior da narina, pois poderá contaminar o medicamento. 5. Não limpe o conta-gotas com água, mas sim com papel absorvente, pois a água acelera a degradação do medicamento. 6. Rosqueie o frasco com o conta-gotas (Fig.2).
Não tome a solução, o seu uso é nasal.
O medicamento já vem pronto para o uso, não é necessário diluir com água.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
QUAIS OS EFEITOS COLATERAIS QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
Rinofluimucil® raramente apresenta reações adversas. Dentre as relatadas tem-se: excitabilidade, palpitações do coração, aparecimento de acne, irritação da mucosa do nariz, secura da mucosa do nariz, coceira, vermelhidão no local, espirro excessivo, paladar desagradável. As reações adversas desaparecem após a interrupção do tratamento.
O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
Em caso de superdose, acidental ou intencional, avise seu médico imediatamente para que ele possa prestar atendimento de urgência. O tratamento deve ser sintomático. ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Manter este medicamento em sua embalagem original. Conservar em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Recomenda-se manter o frasco aberto o menor tempo possível durante a aplicação.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Este medicamento, depois de aberto, somente poderá ser consumido em 15 dias.