Interações medicamentosas riopan plus

RIOPAN PLUS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de RIOPAN PLUS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com RIOPAN PLUS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Da mesma forma que outras preparações antiácidas, o Riopan® Plus pode reduzir a absorção de medicamentos, como as tetraciclinas, derivados de quinolonas (ciprofloxacino, ofloxacino e norfloxacino), digoxina, benzodiazepínicos, cimetidina, compostos de ferro, indometacina, isoniazida, e clorpromazina. Portanto, a administração de outros medicamentos deve ser feita com um intervalo de 1 a 2 horas após a administração de Riopan® Plus.
A absorção de levodopa aumenta quando usada simultaneamente com Riopan® Plus.
Uma possível potencialização dos efeitos anticoagulantes dos derivados da cumarina podem ser observados.
A administração concomitante de antiácidos contendo alumínio e bebidas ácidas (sucos de fruta, vinho, etc.) aumentam a absorção intestinal do alumínio.
O mesmo se aplica para comprimidos efervescentes contendo ácidos cítrico ou tartárico.