Superdosagem risperidon

RISPERIDON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de RISPERIDON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com RISPERIDON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Os sintomas mais comuns da superdosagem por risperidona são: sonolência, sintomas extrapiramidais, hipotensão, taquicardia, sedação, anormalidade no ECG, distúrbios eletrolíticos, tonturas.
Não existe antídoto específico para risperidona, o tratamento é essencialmente sintomático e de suporte. Considerar sempre o envolvimento de outras drogas.
O tratamento compreende lavagem gástrica (após intubação se o paciente estiver inconsciente), administração de carvão ativado, laxante, assegurar e manter as vias aéreas livres, auxiliando a ventilação com oxigênio ou sistema de ventilação controlada.

A monitorização cardiovascular deve começar imediatamente e deve incluir monitorização com ECG contínuo para detecção de possíveis arritmias.
Para o tratamento de sintomas extrapiramidais indica-se a administração de agente anticolinérgico.
Para o tratamento de hipotensão e colapso circulatório indica-se a administração de agentes simpaticomiméticos e/ou infusão de líquidos. Para o tratamento de arritmias indicam-se agentes antiarrítimicos. Em caso de sintomatologia extrapiramidal grave, devem ser administrados anticolinérgicos.
Medidas de suporte como hidratação, oxigenação, ventilação, correção do equilíbrio eletrolítico, são essenciais para manter a função vital. A monitorização deve durar até que o paciente se recupere.