Posologia de rocaltrol

ROCALTROL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ROCALTROL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ROCALTROL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Este medicamento deve ser administrado por via oral, com um pouco de líquido, de preferência pela manhã.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

Esquema posológico geral
A dose diária recomendada de Rocaltrol® deve ser cuidadosamente determinada em função da concentração sérica de cálcio de cada paciente. O tratamento com Rocaltrol® deve ser iniciado sempre com as doses mais baixas possíveis, aumentando-as somente com rigoroso controle do cálcio sérico.
Durante a fase de normalização do tratamento com Rocaltrol®, as concentrações séricas de cálcio devem ser verificadas ao menos duas vezes por semana.
Uma vez determinada a dosagem ideal de Rocaltrol®, deverão ser controladas mensalmente as concentrações séricas de cálcio (ou como abaixo especificado para as indicações individuais). Amostras para análise sérica de cálcio deverão ser coletadas sem auxílio de torniquete. Logo que essas concentrações se situem em 1 mg/100 mL (250 mol/L) acima do normal (9 – 11 mg/100 mL ou 2250 – 2750 mol/L), ou a creatinina sérica aumente para > 120 mol/L, o tratamento deve ser imediatamente interrompido até que seja alcançada a normocalcemia.
Durante os períodos de hipercalcemia, deve-se medir diariamente as concentrações séricas de cálcio e fosfatos. Após a normalização dos valores, poder-se-á continuar com a administração de Rocaltrol®, porém numa dose diária inferior em 0,25 mcg à dose precedente.
Deve-se calcular a ingestão diária aproximada de cálcio com a dieta e, se necessário, ajustar o aporte.
O aporte adequado de cálcio – mas não excessivo – no início do tratamento é um requisito indispensável para uma melhor eficácia de Rocaltrol®. Caso haja necessidade, deve-se prescrever cálcio suplementar.
Graças à melhor absorção gastrintestinal de cálcio com o uso de Rocaltrol®, pode-se reduzir o aporte de cálcio em alguns pacientes. Naqueles com propensão a hipercalcemia, doses baixas de cálcio ou a interrupção da suplementação são suficientes.

Esquemas posológicos especiais Osteoporose
A dose recomendada de Rocaltrol® é de 0,25 mcg duas vezes ao dia. As concentrações séricas de cálcio e de creatinina devem ser determinadas a cada quatro semanas, três meses, seis meses e posteriormente em intervalos de seis meses.

Osteodistrofia renal (pacientes em diálise)
A dose inicial é de 0,25 mcg. Para os pacientes normocálcicos ou com hipocalcemia leve, são suficientes 0,25 mcg a cada dois dias. Caso não seja observada uma resposta satisfatória dos parâmetros bioquímicos e manifestações clínicas da doença, no prazo de duas a quatro semanas, poder-se-á elevar a posologia em 0,25 mcg diários a intervalos de duas a quatro semanas. Durante este período, devem ser determinadas as concentrações séricas de cálcio pelo menos duas vezes por semana. A maioria dos pacientes responde a uma dose de 0,5 a 1,0 mcg diários.
Uma pulsoterapia com dose inicial de 0,1 mcg/kg/semana, dividida em duas ou três doses iguais administradas a noite, foi efetiva em pacientes refratários a terapia contínua. A dosagem máxima total acumulativa de 12 mcg por semana não deve ser excedida.

Hipoparatireoidismo e raquitismo
A dose inicial recomendada de Rocaltrol® é de 0,25 mcg/dia, administrada pela manhã. Caso não se observe uma resposta satisfatória nos parâmetros bioquímicos e manifestações clínicas da doença, a dose pode ser aumentada em intervalos de duas a quatro semanas. Durante este período as concentrações séricas de cálcio devem ser determinadas pelo menos duas vezes por semana.
Se ocorrer hipercalcemia, Rocaltrol® deve ser imediatamente descontinuado até resultados normocalcêmicos. Deve-se ter cuidado também em diminuir a ingestão de cálcio através da dieta.
Má absorção foi ocasionalmente notada em pacientes com hipoparatireoidismo, com isso, doses maiores de Rocaltrol®podem ser necessárias.
Se o profissional de saúde decidir administrar Rocaltrol® a mulheres grávidas com hipoparatireoidismo, um aumento na dose pode ser necessário durante a segunda metade da gestação, com redução de dose pós-parto ou durante lactação.

Idosos
Não é necessário ajuste posológico para pacientes idosos. Deve-se, no entanto, observar as recomendações quanto ao controle das concentrações séricas de cálcio e de creatinina.

Pacientes pediátricos
A segurança e eficácia de Rocaltrol® em crianças não foram suficientemente investigadas para permitir recomendações de dosagem.