Modo de usar rocefin

ROCEFIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ROCEFIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ROCEFIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Administração intramuscular
Diluir Rocefin® IM 250 mg ou 500 mg em 2 mL e Rocefin® IM 1g em 3,5 mL de uma solução de lidocaína a 1% e injetar profundamente na região glútea ou em outro músculo relativamente grande. Recomenda-se não injetar mais do que 1 g em cada glúteo. A solução de lidocaína nunca deve ser administrada por via intravenosa.

Administração intravenosa
Diluir Rocefin® IV 500 mg em 5 mL e Rocefin® IV 1 g em 10 mL de água para injeção e então administrar por via intravenosa direta, durante 2 a 4 minutos.

Infusão contínua
A infusão deve ser administrada em pelo menos 30 minutos. Para infusão intravenosa, 2 g de
Rocefin® são dissolvidos em 40 mL das seguintes soluções que não contenham cálcio: cloreto de sódio 0,9%, cloreto de sódio 0,45% + dextrose 2,5%, dextrose 5%, dextrose 10%, dextram 6% em dextrose 5%, infusão de amino-hidroxi-etil 6 – 10%, água estéril para injeção. A solução de Rocefin® não deve ser diluída em frasco com outros antimicrobianos ou com outras soluções que não estas citadas acima, devido à possibilidade de incompatibilidade.

Incompatibilidades
Diluentes contendo cálcio, como as soluções de Ringer ou Hartmann, não devem ser utilizados para a reconstituição de Rocefin® ou para diluições posteriores de soluções reconstituídas para administração IV, pois pode ocorrer a formação de precipitado. A precipitação de ceftriaxona cálcica também pode ocorrer quando Rocefin® é misturado com soluções contendo cálcio no mesmo equipo de administração IV.
Rocefin® não deve ser administrado simultaneamente com soluções IV contendo cálcio, inclusive infusões contínuas contendo cálcio tais como as de nutrição parenteral, através de equipo em Y. No entanto, em outros pacientes, exceto em recém-nascidos, Rocefin® e soluções que contenham cálcio podem ser administrados sequencialmente, entre as infusões, se linhas de infusão forem bem lavadas com um líquido compatível.
Até o momento não houve relatos de interação entre ceftriaxona e produtos orais contendo cálcio ou interação entre ceftriaxona intramuscular e produtos contendo cálcio (IV ou oral).
Baseado em artigos da literatura, ceftriaxona não deve ser diluída em frasco com outros antimicrobianos tais como, amsacrina, vancomicina, fluconazol e aminoglicosídeos.
O volume final do medicamento preparado segue abaixo:

Rocefin® IV

 

Volume final 

500mg

5,36 mL 

1g

10,72 mL

Rocefin® IM

 

250 mg

2,18 mL

500 mg

2,36 mL

1g

4,22 mL



A dose de substância ativa por Kg de peso corpóreo segue abaixo:

Concentrações de Rocefin®

Quantidade nominal de substância ativa

Dose Max. teórica de substância ativa por Kg*

250 mg

307,25 mg

4,4 mg/Kg

500 mg

614,4 mg

8,8 mg/Kg

1 g

1228,8 mg

17,5 mg/Kg


* Para este cálculo foi considerado o peso médio corpóreo de 70 Kg.