Características farmacológicas sadol adulto

SADOL ADULTO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SADOL ADULTO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SADOL ADULTO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Farmacodinâmica:
No organismo, o papel do ferro está quase exclusivamente restrito aos processos de respiração celular. O ferro porfirínico (heme) é um componente essencial da hemoglobina, mioglobina e citocromos, bem como das enzimas catalase e peroxidase. O resto do ferro do organismo encontra- se, quase todo, ligado a proteínas. Essas formas compreendem as de armazenagem e transporte do referido material, bem como flavo-proteínas contendo ferro (ex. NADH-desidrogenase e succinato- desidrogenase) e proteínas ferro-enxofre da cadeia respiratória.

Farmacocinética:
Em condições normais, o ferro é absorvido no duodeno e na porção proximal do jejuno. O ferro é um elemento que tem a absorção controlada a fim de evitar o seu excesso. No entanto, a eficiência desse controle depende da concentração e da quantidade diária ofertada ao indivíduo. Em condições normais, um ótimo padrão alimentar contém cerca de 10 a 20mg de ferro, e o indivíduo absorve cerca de 5 a 10% desse total. Isto quer dizer que há absorção de cerca de 1mg de ferro por dia. O importante é a quantidade de ferro, e não a massa de sal total nas preparações que contêm o elemento. A absorção do ferro aumenta em resposta à presença de baixas reservas de ferro ou de aumento de suas necessidades.
Essa absorção compensa uma perda da mesma grandeza. Essa perda processa-se através da descamação de células, das vias digestivas e urinárias, completadas pelas vias respiratórias e da pele, eliminando o ferro nelas contido.
O ferro atravessa as células da mucosa intestinal por transporte ativo. A taxa de captação de ferro é regulada pelas reservas de ferro das células da mucosa, de modo que ocorre maior transporte de ferro quando as reservas estão baixas. Juntamente com o ferro liberado do heme absorvido, o ferro recém- absorvido pode ser imediatamente transportado das células da mucosa para o plasma através da transferrina, ou pode ser armazenado nas células da mucosa sob a forma de ferritina, um complexo hidrossolúvel constituído por um cristal central de hidróxido férrico envolto por uma camada de proteína especializada de armazenamento, denominada apoferritina. Em geral, quando as reservas de ferro corporal total encontram-se elevadas, e as necessidades corporais de ferro estão baixas, o ferro recém-absorvido é desviado para a ferritina nas células da mucosa intestinal, em vez de ser transportado para outros locais. Entretanto, quando as reservas de ferro estão baixas, ou quando as necessidades apresentam-se altas, o ferro recém-absorvido é imediatamente transportado das células da mucosa para a medula óssea para a produção de hemoglobina.
O ferro é armazenado primariamente sob a forma de ferritina nas células da mucosa intestinal e em macrófagos no fígado, no baço e nos ossos.
Não existe nenhum mecanismo para a excreção do ferro. Ocorrem perdas de pequenas quantidades de ferro nas fezes em consequência da esfoliação de células da mucosa intestinal, enquanto são excretadas diminutas quantidades na bile, na urina e no suor. Entretanto, essas perdas não representam mais de 1mg de ferro por dia.
O efeito antianêmico começa a aparecer depois de cerca de 1 semana de tratamento com o produto.