Bula para paciente salbutamol xarope

SALBUTAMOL XAROPE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SALBUTAMOL XAROPE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SALBUTAMOL XAROPE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
O sulfato de salbutamol é de um grupo de medicamentos chamados bronco dilatadores. O salbutamol relaxa a musculatura dos brônquios, ajudando a abrir as vias aéreas, e tornando mais fácil a entrada e saída de ar dos pulmões. Isso causa o alívio do aperto e chiado no peito, e da tosse, fazendo com que você respire com mais facilidade.

POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
Este medicamento é indicado no alívio do espasmo brônquico associado às crises de asma, bronquite crônica e enfisema.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
O sulfato de salbutamol é contraindicado em caso de hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula. Não existem dados disponíveis que sugiram que o sulfato de salbutamol influencie a capacidade de dirigir veículos ou de operar máquinas. O sulfato de salbutamol não deve ser administrado concomitantemente aos β-bloqueadores não seletivos, como o propranolol. Pacientes que estejam recebendo tratamentos com inibidores da monoa- minoxidase podem utilizar sulfato de salbutamol.

“Não há contraindicação relativa a faixas etárias”.
“Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis”.
“Informe ao médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento”.
“Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde”.
“Informe ao seu médico se, durante o tratamento ou depois que ele terminar, ocorrer gravidez ou estiver mamentando”.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
O xarope de sulfato de salbutamol é incolor e apresenta sabor e odor característicos.

Para alívio de broncoespasmos:
Adultos: 10 mL do xarope (4 mg de salbutamol) 3 ou 4 vezes ao dia. Crianças de 2 a 6 anos: 2,5 mL a 5 mL do xarope; 3 ou 4 vezes ao dia.
Crianças de 6 a 12 anos: 5 mL do xarope; 3 ou 4 vezes ao dia.
Crianças acima de 12 anos: 5 mL a 10 mL do xarope; 3 ou 4 vezes ao dia.
Pacientes idosos: recomenda-se iniciar o tratamento com 5 mL do xarope, 3 ou 4 vezes ao dia. Este medicamento deve ser administrado com o auxílio do copo-medida. A quantidade de medicamento determinada pelo médico deve ser medida, e administrada nos horários certos.
“Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento”. “Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico”. “Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento”.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
Caso ocorram reações indesejáveis como: tremores, cãibra muscular, taquicardia e dor de cabeça, informe seu médico.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
Em caso de ingestão de alta dose procure um médico imediatamente para que o tratamento e as medidas adequadas sejam instaurados.

ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento deve ser mantido em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30 oC), em lugar seco e ao abrigo da luz (evite armazená-lo no banheiro). Nestas condições o prazo de validade é de 18 meses a contar da data de fabricação. Após aberto o medicamento deve ser mantido sob as mesmas condições descritas acima.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.