Resultados de eficácia sandomigran

SANDOMIGRAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SANDOMIGRAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SANDOMIGRAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ensaios clínicos controlados em pacientes sofrendo de ataques severos e frequentes de enxaqueca comum ou clássica compararam a eficácia de Sandomigran® versus placebo e outros agentes profiláticos de enxaqueca (particularmente metisergida, a qual foi o tratamento de escolha quando a maioria dos ensaios foram feitos). Embora os resultados desses ensaios mostrassem que na maioria dos casos Sandomigran® se apresentou significativamente melhor que placebo, os resultados de comparações com a metisergida foram variáveis. No geral, Sandomigran® foi levemente menos efetivo do que a metisergida e teve menos eventos adversos severos.

Ensaios clínicos comparando Sandomigran com placebo
Cerca de 10 ensaios clínicos foram publicados comparando a eficácia de Sandomigran® com placebo.
Em estudos duplo-cego cruzados, utilizando placebo, Arthur & Hornabrook (1971) e Sjaastad & Stensrund (1969), demonstraram que Sandomigran® é significativamente mais efetivo que placebo na redução da incidência e severidade de ataques de dor de cabeça, do mesmo modo que Hughes e Foster demonstraram em 1971. Graham (1968) observou que Sandomigran® foi significativamente melhor que placebo no seu efeito na frequência de dores de cabeça, mas não a intensidade da dor.
De modo geral, Sandomigran® foi comparado com bloqueadores de canal de cálcio em seis estudos duplo-cego e, com exceção de 1 dos estudos, não foi notada diferença significante na eficácia de ambos os fármacos.
Nattero et al 1991 compararam lirusida e Sandomigran® para o tratamento de enxaqueca comum (enxaqueca sem aura). Uma análise dos resultados mostrou uma redução de 50% dos ataques em 34,88% dos pacientes que utilizaram Sandomigran® e 23-25% naqueles que receberam lisurida (p <= 0,05).