Reações adversas amicacina

AMICACINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de AMICACINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com AMICACINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Todos os aminoglicosídeos podem levar à ototoxicidade, toxicidade renal e vestibular e ao bloqueio neuromuscular. Estes efeitos tóxicos ocorrem com mais frequência em pacientes com história atual ou pregressa de disfunção renal, em pacientes já tratados com outras drogas nefrotóxicas ou ototóxicas e naqueles tratados por períodos de tempo e/ou doses maiores do que os recomendados.
Neurotoxicidade/ototoxicidade: o efeito tóxico no 8o par craniano pode resultar em hipoacusia, perda do equilíbrio ou ambos. A amicacina afeta principalmente a função auditiva. O dano coclear inclui surdez para altas frequências que geralmente ocorre antes que a perda auditiva possa ser detectada pelo exame audiométrico.
NEUROTOXICIDADE/BLOQUEIO NEUROMUSCULAR: O TRATAMENTO COM AMINOGLICOSIDEOS PODE LEVAR A PARALISIA MUSCULAR AGUDA E APNEIA.
NEFROTOXICIDADE: FORAM DESCRITOS: ELEVACAO DA CREATININA SERICA, ALBUMINURIA, PRESENCA DE LEUCOCITOS, HEMACIAS OU CILINDROS NA URINA, AZOTEMIA E OLIGURIA. AS ALTERACOES DA FUNCAO
RENAL SAO GERALMENTE REVERSIVEIS COM A SUSPENSAO DA DROGA.
COMO ESPERADO COM QUALQUER OUTRO AMINOGLICOSIDEO, HOUVE RELATOS DE NEFROPATIA TOXICA E INSUFICIENCIA RENAL AGUDA NO PERIODO DE POS COMERCIALIZACAO.
OUTROS: OUTRAS REACOES RARAMENTE OBSERVADAS SAO: ERUPCOES CUTANEAS, FEBRE MEDICAMENTOSA, CEFALEIA, PARESTESIA, TREMORES, NAUSEAS E VOMITOS, EOSINOFILIA, ARTRALGIA, ANEMIA, HIPOTENSAO E
HIPOMAGNESEMIA. TEM SIDO RELATADO INFARTO MACULAR LEVANDO, AS VEZES, A PERDA PERMANENTE DA VISAO, APOS ADMINISTRACAO INTRAVITREA (INJECAO INTRAOCULAR) DE AMICACINA.

Em caso de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.