Bula para paciente secnidazol

SECNIDAZOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SECNIDAZOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SECNIDAZOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



• Ação esperada do medicamento: secnidazol é indicado para o tratamento de amebíase intestinal sob todas as formas; amebíase hepática; giardíase; tricomoníase. É também indicado como alternativa terapêutica para as vaginoses bacterianas (geralmente provocadas por Gardenerella vaginalis).

• Cuidados de armazenamento: conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30 0C). Proteger da luz e umidade.

• Prazo de validade: 24 meses, a partir da data de fabricação impressa na embalagem externa do produto. Não utilize o medicamento se o seu prazo de validade estiver vencido, pois pode ser prejudicial à sua saúde. Confira o nome do medicamento na embalagem, para não haver enganos.

• Gravidez e lactação: informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando. O secnidazol não deve ser utilizado por pacientes com suspeita de gravidez, ou no primeiro trimestre desta e durante a amamentação.

• Cuidados de administração: siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. O secnidazol deve ser administrado em uma das refeições, preferencialmente à noite, após o jantar. Os comprimidos revestidos de 1000 mg devem ser tomados em dose única, conforme prescrição médica. Na impossibilidade de ingestão em dose única, ingerir os comprimidos revestidos em intervalo de alguns minutos, mas nunca em intervalo maior que 30 minutos, a fim de não comprometer a eficácia do tratamento.

• Interrupção do tratamento: não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

• Reações adversas: em geral, secnidazol é bem tolerado. Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: náuseas, vômitos, dor de estômago, gosto metálico na boca, estomatites e reações alérgicas.
“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.”

• Ingestão concomitante com outras substâncias: como acontece com outros imidazólicos, deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento com secnidazol e por até 4 dias após o seu término.

• Contraindicações e Precauções: informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. O secnidazol não deve ser utilizado por pacientes alérgicos a este medicamento.

• Como evitar as parasitoses: as parasitoses intestinais são amplamente difundidas em crianças e adultos de todas as classes sociais.
Para evitá-las deve-se:
a) lavar as mãos antes de comer e após defecar;
b) comer de preferência alimentos cozidos;
c) beber água filtrada ou esfriada após fervura;
d) manter as unhas cortadas;
e) conservar os alimentos longe de insetos;
f) comer de preferência verduras frescas e lavadas em água corrente;
g) evitar andar descalço e não pisar nem nadar em águas paradas.
Observando estas recomendações, pode-se evitar que as parasitoses intestinais atinjam a sua família.
“NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.”