Resultados de eficácia sedalene

SEDALENE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SEDALENE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SEDALENE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



ASSOCIAÇÃO DE FÁRMACOS
A lógica da associação medicamentosa está no uso de substância que ajam em locais diferentes para potencializar a ação terapêutica desejada, para redução de doses das substâncias e para redução dos efeitos indesejáveis.
Sedalêne tem indicação para analgesia, sobretudo como antiespasmódico, com ação desejada, sobretudo em trato digestivo e urinário.
Como descrito na primeira parte deste documento, o controle autonômico sobre a musculatura lisa das paredes intestinais se dá pelo sistema nervoso autônomo parassimpático, através da liberação de acetilcolina, neurotransmissor das fibras pós-ganglionares.
Esta substância estimula a movimentação das alças intestinais do delgado, bem como estômago e colo. O uso de anticolinérgicos, portanto, se justifica pelo seu mecanismo de ação, direto sobre a gênese do excesso de peristaltismo destas estruturas.
Sabe-se também que a ação destas substâncias se dá em doses relativamente altas. Portanto, a associação de dois anticolinérgicos, um deles com maior afinidade para receptores muscarínicos M3, permite o uso de doses menores de cada um deles, com redução dos efeitos adversos comuns às substâncias desta classe terapêutica.
Conforme também descrito, a riqueza de sinapses dos nervos parassimpáticos com neurônios não colinérgicos, permite que parte do peristaltismo
exagerado continue acontecendo, persistindo o espasmo e sua percepção dolorosa. Daí o uso associado da papaverina, com ação relaxante sobre musculatura lisa, também em contração muscular não induzida pela presença de acetilcolina. A função da papaverina é, neste caso complementar à dos anticolinérgicos.
Além disso, sabe-se também que o peristaltisrno dos ureteres não é unicamente devido à ação colinérgica. A musculatura da pelve renal tem capacidade de geração espontânea de potencial de ação, transmitindo-o para a musculatura dos ureteres.
Aqui, a ação da papaverina é desejável, uma vez que além da redução da pressão do sistema coletor (esta sim induzida pelos anticolinérgicos), há ação direta de relaxamento sobre a musculatura lisa, com potencialização do efeito terapêutico. Por fim, a dipirona complementa todas estas atividades através da redução da percepção talâmica da dor.

SEGURANÇA
Sedalêne é um produto comercializado há mais de quarenta anos, com enorme volume de vendas. Não há relatos de farmacovigilância que deem conta de reações adversas importantes com relação ao produto.
Sabemos que a ciência possibilitou o surgimento de medicamentos mais modernos para todas as indicações. Entretanto, pelo exposto, Sedalêne permanece corno alternativa segura, de fácil acesso à população.
Esperamos ter justificado a associação presente neste produto, com base na lógica que norteia a comercialização de medicamentos com mais de um princípio ativo.