Bula para paciente selozok

SELOZOK com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SELOZOK têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SELOZOK devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



1. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
SELOZOK pertence a uma classe de medicações chamadas betabloqueadores e age reduzindo o esforço do coração.
SELOZOK é um comprimido de liberação controlada que libera o medicamento por um tempo controlado, assegurando um efeito por mais de 24 horas. Em geral, o início do efeito é observado dentro de algumas horas, mesmo em baixas doses de metoprolol. O efeito anti-hipertensivo máximo de qualquer faixa de dose de metoprolol será atingido após uma semana de terapia.
2. POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
SELOZOK está indicado para:
– Pressão alta – redução da pressão arterial, aumento da sobrevida e redução da hospitalização.
– Alterações do ritmo do coração.
– Angina de peito.
– Tratamento de manutenção após infarto do miocárdio.
– Alterações funcionais do coração com palpitações.
– Profilaxia da enxaqueca.
– Adjuvante na terapia da insuficiência cardíaca crônica sintomática, leve a grave (para aumentar a sobrevida e reduzir a hospitalização).
3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Contra-indicações
Você não deve utilizar SELOZOK nas seguintes situações:
– Alergia ao metoprolol, a qualquer um dos componentes da fórmula ou a outros betabloqueadores.
– Alguns problemas de saúde relacionados ao coração (“coração fraco”), à circulação de sangue (pressão arterial muito baixa devido a problemas cardíacos) e aos pulmões (“chiado no peito”).

Advertências
SELOZOK deve ser utilizado com cuidado nas seguintes situações:
– Em pacientes com problemas pulmonares (“chiado no peito”), respiratórios, cardíacos (“coração fraco”) e diabéticos (com açúcar no sangue).
– Em pacientes com pressão alta e com angina que têm insuficiência cardíaca congestiva controlada por digitálicos e diuréticos.
– Em pacientes portadores de feocromocitoma (tipo de tumor, geralmente benigno, localizado na glândula supra-renal), com problemas hepáticos e de tireóide.

Não deve ser feita a interrupção abrupta do tratamento com SELOZOK. Quando a interrupção for necessária deve ser feita de forma gradual, se possível, por um período de no mínimo 2 semanas, em que a dose é reduzida pela metade, a cada redução, até a etapa final em que a dose de 25 mg é reduzida à metade. A dose final deve ser administrada, no mínimo, por 4 dias antes da descontinuação.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Este medicamento é contra-indicado para crianças e adolescentes. A segurança e eficácia do uso deste medicamento em crianças e adolescentes não foram devidamente estudadas.
Informe ao médico o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Precauções
Verifique a sua reação ao SELOZOK antes de dirigir veículos e operar máquinas, porque, ocasionalmente, podem ocorrer tontura e cansaço.
Interações medicamentosas
SELOZOK deve ser utilizado com cuidado nas seguintes situações:
– Em pacientes que estão tomando os seguintes medicamentos: anestésicos inalatórios, bloqueadores ganglionares simpáticos, inibidores da MAO (monoaminoxidase), outros betabloqueadores (inclusive colírios), clonidina, antagonistas do cálcio (verapamil e diltiazem), antiarrítmicos (quinidina e amiodarona), substâncias indutoras e inibidoras enzimáticas, rifampicina, cimetidina, álcool, hidralazina, inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRSs – paroxetina, fluoxetina e sertralina), indometacina, outros inibidores da prostaglandina sintetase, epinefrina, medicamentos para diabetes, lidocaína e drogas depletoras das catecolaminas (reserpina), antidepressivos, anti-histamínicos, antipsicóticos, antagonistas dos receptores de histamina 2, inibidores da COX 2 e digitálicos glicosídicos.

O álcool, quando utilizado com SELOZOK, pode aumentar os níveis de metoprolol no sangue e assim, aumentar os efeitos do medicamento.
Se você estiver tomando clonidina e metoprolol ao mesmo tempo, você não deve parar de tomar a clonidina ou SELOZOK sem consultar o seu médico.
Se você estiver tomando medicamentos para diabetes por via oral, seu médico pode precisar ajustar a dose.
4. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Aspecto físico
SELOZOK é apresentado da seguinte maneira:
– SELOZOK 25 mg: comprimidos ovais, sulcados e de cor branca ou quase branca.
– SELOZOK 50 mg: comprimidos redondos, sulcados e de cor branca a quase branca.
– SELOZOK 100 mg: comprimidos redondos, sulcados e de cor branca.

Características organolépticas
Ver Aspecto físico.
Dosagem
A dose recomendada de SELOZOK é de 1 comprimido ao dia (dose única diária) por via oral, com líquido, podendo ser ingerido com as refeições ou com o estômago vazio, de preferência no mesmo horário todos os dias.
Este medicamento não pode ser mastigado ou esmagado.
– Hipertensão:
A dosagem recomendada para pacientes com hipertensão leve à moderada é 50 mg de SELOZOK uma vez ao dia. Em pacientes que não respondem a 50 mg, a dose pode ser aumentada para 100 a 200 mg uma vez ao dia ou combinada com outros agentes anti-hipertensivos.
– Angina pectoris:
A dosagem recomendada é 100 – 200 mg de SELOZOK uma vez ao dia. Se necessário, SELOZOK pode ser combinado com outros agentes antianginosos.
– Insuficiência cardíaca crônica:
A dose de SELOZOK deve ser ajustada individualmente em pacientes com insuficiência cardíaca crônica estabilizados com outro tratamento de insuficiência cardíaca. Uma dose inicial recomendada durante as duas primeiras semanas é um comprimido de 25 mg uma
vez ao dia. Em pacientes mais graves recomenda-se que comecem com meio comprimido de 25 mg uma vez ao dia, na primeira semana. Recomenda-se que a dose seja dobrada a cada 2 semanas, até uma dose máxima de 200 mg de metoprolol uma vez ao dia (ou até a dose máxima tolerada). Durante o tratamento à longo prazo, o objetivo deve ser atingir a dose de 200 mg de metoprolol uma vez ao dia (ou a dose máxima tolerada).
– Arritmias cardíacas:
A dosagem recomendada é de 100 – 200 mg de SELOZOK uma vez ao dia.
– Tratamento de manutenção após infarto do miocárdio:
Foi demonstrado que o tratamento à longo prazo com o metoprolol em doses de 200 mg, administrados uma vez ao dia, reduz o risco de morte (incluindo morte súbita) e reduz o risco de reinfarto (também em pacientes com diabetes mellitus).
– Alterações cardíacas funcionais com palpitações:
A dosagem recomendada é 100 mg uma vez ao dia. Se necessário, a dose pode ser aumentada para 200 mg.
– Profilaxia da enxaqueca:
A dosagem recomendada é 100 – 200 mg uma vez ao dia.
Como usar
SELOZOK deve ser utilizado continuamente, a interrupção do tratamento deve ser feita gradualmente, conforme orientação do seu médico.
Se você esquecer de tomar o comprimido de SELOZOK, deve-se tomá-lo assim que lembrar, contanto que seja pelo menos 12 horas antes da próxima dose. Se for menos de 12 horas, deve-se tomar somente metade da dose prescrita. As próximas doses deverão ser tomadas no horário habitual.
SELOZOK deve ser administrado com dose reduzida para pacientes com problemas graves no fígado.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
5. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
Podem ocorrer as seguintes reações adversas:
– Muito comuns: cansaço e fraqueza.

– Comuns: batimentos lentos do coração, alterações posturais na pressão (muito raramente com desmaio), mãos e pés frios, alterações vasculares nas mãos e pés que podem ficar roxos e dolorosos, palpitações, vertigem, dor de cabeça, enjôo, dor abdominal, diarréia, prisão de ventre e dificuldades respiratórias ao esforço.

– Incomuns: piora dos sintomas de insuficiência cardíaca, choque cardiogênico em pacientes com infarto agudo do miocárdio, bloqueio cardíaco de primeiro grau, edema, dor no peito, pressão baixa, formigamento, cãibras musculares, vômitos, ganho de peso, depressão, dificuldade de concentração, sonolência ou insônia, pesadelos, chiado no
peito, erupção cutânea e aumento do suor.
– Raras: batimentos irregulares do coração, boca seca, alterações de testes da função hepática, nervosismo, ansiedade, impotência/disfunção sexual, rinite, distúrbios da visão, irritação e/ou ressecamento dos olhos, conjuntivite e perda de cabelo.

– Muito raras: gangrena (em pacientes com alterações de circulação periféricas graves pré-existentes), diminuição do número de plaquetas no sangue com ou sem aparecimento de hematomas, diminuição do número de um tipo de glóbulos brancos granulócitos no sangue, hepatite, dor nas articulações, amnésia/comprometimento da memória, confusão, alucinações, zumbido, distúrbios do paladar, sensibilidade à luz e piora da psoríase.

6. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
Tratamento: em caso de ingestão de uma quantidade de medicamento maior do que a prescrita pelo seu médico, você deve contatar imediatamente o médico.
Sintomas: pressão muito baixa, batimentos lentos do coração, batimentos irregulares do coração, insuficiência cardíaca, choque de origem cardíaco, parada cardíaca, chiado no peito, alteração da consciência/coma, enjôo, vômitos e extremidades azuladas.
As primeiras manifestações de superdosagem podem ser observadas em 20 minutos a 2 horas após a ingestão da droga.
7. ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
SELOZOK deve ser mantido em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC).
Todo medicamento deve ser mantido em sua embalagem original até o momento do uso.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.