Interações medicamentosas sensitram

SENSITRAM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SENSITRAM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SENSITRAM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



IMAO: essa coadministração não é indicada. Foram observadas interações medicamentosas sérias com IMAOs, com repercussão sobre o SNC, função respiratória e cardiovascular quando houve pré-medicação de IMAOs nos últimos 14 dias antes do uso do opiode petidina. As mesmas interações não podem ser descartadas durante o tratamento com tramadol.
Depressores do SNC: a coadministração com outros fármacos depressores do SNC, incluindo álcool, pode potencializar os efeitos no SNC.
Carbamazepina: a coadministração prévia ou simultânea de carbamazepina (indutor enzimático) pode reduzir o efeito analgésico e a duração da ação do tramadol. Como a carbamazepina aumenta o metabolismo do tramadol e devido ao risco de convulsão associado ao tramadol, não é recomendada essa coadministração.
Agonistas/antagonistas de receptores de morfina: não é recomendada a combinação de agonistas/antagonistas de receptores de morfina (buprenorfina, nalbufina, pentazocina, por exemplo) e tramadol, pois o efeito analgésico de um agonista puro pode ser teoricamente reduzido nessas circunstâncias.
Antidepressivos e neurolépticos: o tramadol pode induzir a convulsões e aumentar o potencial dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina, antidepressivos tricíclicos, neurolépticos e outros fármacos que diminuem o limiar para crises convulsivas. Ocorreram casos isolados de síndrome serotoninérgica com relação temporal ao uso terapêutico de tramadol em combinação com outros medicamentos serotoninérgicos, tais como inibidores seletivos da recaptação de serotonina ou IMAOs. Os sintomas da síndrome serotoninérgica podem se manifestar como confusão, agitação, febre, transpiração, ataxia, hiperreflexia, mioclonia e diarreia. Após a interrupção de medicamentos serotoninérgicos, geralmente observa-se uma melhora rápida. O tratamento depende da natureza e gravidade dos sintomas.
Varfarina e digoxina: o tratamento com tramadol concomitante com derivados cumarínicos (varfarina) deve ser cuidadosamente monitorado devido a relatos de aumento no tempo de protrombina e equimoses em alguns pacientes. A avaliação pós-comercialização do tramadol revelou raros registros de toxicidade pela digoxina.
Cetoconazol e eritromicina: outros fármacos inibidores do CYP3A4, como cetoconazol e eritromicina, podem inibir o metabolismo do tramadol (N-demetilação) e do metabólito ativo O-demetilado. A importância clínica de tal interação não é conhecida (vide “Reações adversas e alterações de exames laboratoriais”).
Quinidina: o uso de quinidina associada ao tramadol de liberação lenta resulta em aumento de 50%-60% na exposição ao tramadol e redução de 50%-60% na exposição ao metabólito M1. As consequências clínicas dessa interação não são conhecidas.
Cimetidina: os resultados dos estudos farmacocinéticos demonstraram, até o momento, que, com a administração prévia ou concomitante de cimetidina (inibidor enzimático), não foi comum a ocorrência de interações clinicamente relevantes.