Posologia de sensitram

SENSITRAM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SENSITRAM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SENSITRAM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A posologia deve ser individualizada para obtenção de ótimo efeito e ajustada conforme a intensidade da dor e a sensibilidade individual do paciente. O esquema posológico recomendado serve como regra geral, devendo ser selecionada a menor dose analgésica eficaz.
Em geral, recomenda-se um comprimido de 50 mg a cada 12 horas para dores de menor intensidade; e um comprimido de 100 mg a cada 12 horas para dores mais intensas. A dose deve ser ajustada, a critério médico, conforme resposta do paciente. A dose máxima diária recomendada é de 400 mg.
Duração do tratamento: o tratamento com SENSITRAM® deve ser efetuado apenas pelo período de tempo necessário. No caso de tratamento prolongado, em função da natureza e gravidade da doença, a dosagem e duração devem ser estabelecidas cuidadosamente sob monitoramento regular; e, se necessário, com algumas interrupções (pausas) na administração do fármaco.
Esquecimento de dose (dose omitida): no caso de esquecimento de uma dose, orientar o paciente a tomar assim que possível. Se estiver próximo ao horário da dose seguinte, a dose esquecida deve ser desprezada e deve-se voltar ao esquema normal. Não devem ser tomadas duas doses ao mesmo tempo.
Uso em idosos, crianças e outros grupos de riscos
Uso pediátrico: ainda não estão estabelecidas a segurança e a eficácia do uso do tramadol em pacientes com menos de 18 anos de idade, não sendo recomendado seu uso em crianças.
Uso em idosos: na dor aguda, SENSITRAM® deve ser administrado apenas uma vez ou em pequeno número de vezes, não sendo necessário ajuste de dose. Na dor crônica, normalmente, não é necessário ajuste da dosagem em pacientes idosos (até 75 anos) sem manifestação clínica hepática ou insuficiência renal. Em idosos (acima de 75 anos), a eliminação pode ser prolongada, podendo o intervalo da dose ser aumentado conforme as necessidades do paciente.
Uso em pacientes com insuficiência renal e/ou hepática: na dor aguda, SENSITRAM® é administrado apenas uma vez ou em pequeno número de vezes, não sendo necessário o ajuste de dose. SENSITRAM® não deve ser administrado em pacientes com insuficiência renal ou hepática grave. Em casos menos graves, deve-se considerar o prolongamento dos intervalos entre as doses. A remoção por hemodiálise é reportada como muito baixa.