Bula para paciente sepurin

SEPURIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SEPURIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SEPURIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação do medicamento
Sepurin® é um medicamento com ação antisséptica para o tratamento da ardência ao urinar, e na prevenção de infecções das vias urinárias. Seu início de ação varia entre 24 a 48 horas, e seu efeito perdura por até 12 horas após a última tomada.

Indicações do medicamento
Ardência ao urinar provocada por infecções na bexiga. Prevenção de infecção de bexiga em pacientes em uso de sonda. Prevenção de infecção de bexiga em pessoas com infecção urinária que ocorre com frequência.

Riscos do medicamento
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. Se você tem doença urológica, história de alergia aos componentes do produto, doenças hepáticas (do fígado), metemoglobinemia, doenças nefrológicas (renais), está grávida ou planeja engravidar, está amamentando, irá fazer algum exame de laboratório, tem alergia ao ácido acetilsalicílico (aspirina), ou é diabético, consulte o seu médico antes de tomar este medicamento. Informe seu médico se você faz uso dos seguintes medicamentos: hidroclorotiazida, clortalidona, acetazolamida, antiácidos, e sulfonamida. Sendo um dos componentes do Sepurin® um corante, a urina do paciente que utiliza o produto pode tornar-se azulada ou esverdeada, e pode também haver alteração na coloração das fezes; estas mudanças são esperadas, e não significam efeito colateral da medicação. O fato de Sepurin® proporcionar melhora da ardência ao urinar, não significa necessariamente que a cura da doença na bexiga foi obtida; é necessário buscar auxílio médico. O efeito de Sepurin® não é alterado pelas refeições. A ingestão de alimentos tais como frutas (todos os tipos, exceto oxicoco e ameixa), e leite e derivados, pode diminuir a eficácia de Sepurin®. Atenção diabéticos: contém açúcar (0,56 kcal por drágea). Colher urina para exame somente após 24 horas da última tomada de Sepurin®.
“Este produto contém o corante amarelo de TARTRAZINA que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.”
“NÃO DEVE SER UTILIZADO DURANTE A GRAVIDEZ E A AMAMENTAÇÃO, EXCETO SOB ORIENTAÇÃO MÉDICA. INFOR- ME SEU MÉDICO SE OCORRER GRAVIDEZ OU INICIAR AMAMENTAÇÃO DURANTE O USO DESTE MEDICAMENTO.” “ESTE MEDICAMENTO É CONTRAINDICADO PARA PACIENTES NA FAIXA DE 0 A 6 ANOS.”
“INFORME SEU MÉDICO SE VOCÊ ESTÁ FAZENDO USO DE ALGUM OUTRO MEDICAMENTO.”
“NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.” CATEGORIA DE RISCO DE FÁRMACOS DESTINADOS ÀS MULHERES GRÁVIDAS: D [o fármaco (metiltionínio) demonstrou evidências positivas de risco fetal humano; no entanto os benefícios potenciais para a mulher podem eventualmente justificar o risco, como por exemplo, em caso de doenças graves ou que ameacem a vida, e para as quais não existam outras drogas mais seguras; este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez].
“INFORME SEU MÉDICO O APARECIMENTO DE REAÇÕES INDESEJÁVEIS.”

Modo de uso
Tomar 2 drágeas 3 a 4 vezes ao dia, até consulta médica. As drágeas de Sepurin® são de coloração verde brilhante. Caso você esqueça de tomar uma dose, consulte o seu médico para orientação sobre como proceder. É aconselhável não beber muito líquido e não esvaziar a bexiga num prazo menor do que duas horas após a ingestão do medicamento. Seu prazo de validade após a caixa aberta é o mesmo da caixa quando fechada, permanecendo inalterados os cuidados de armazenagem necessários (vide seção Cuidados de conservação e uso).

“SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR. NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.” “NÃO USE O MEDICAMENTO COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. ANTES DE USAR, OBSERVE O ASPECTO DO MEDICAMENTO.”
“ESTE MEDICAMENTO NÃO PODE SER PARTIDO OU MASTIGADO.”

Reações adversas
Informar seu médico caso ocorram dor abdominal, náusea, vômito e reações de pele.

Conduta em caso de superdose
Tomar bastante líquidos para aliviar a ardência na bexiga, e procurar atendimento médico.

Cuidados de conservação e uso
Evitar calor excessivo (temperatura superior a 40oC). Proteger da umidade e da luz. Este medicamento possui prazo de validade a partir da data de fabricação (vide embalagem externa do produto). Não use o medicamento após a data de validade indicada na embalagem; pode ser prejudicial à saúde.
A drágea deve ser utilizada imediatamente após a sua remoção a partir do blister. Não se deve estocar as drágeas fora de seu blister.
“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.”