Modo de usar seretide diskus

SERETIDE DISKUS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SERETIDE DISKUS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SERETIDE DISKUS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O dispositivo Diskus® novo contém 28 ou 60 doses na forma de pó, cuidadosamente medidas e higienicamente protegidas. Não requer manutenção nem troca de refil.
O dispositivo Diskus® está lacrado em invólucro laminado metálico. O invólucro fornece proteção contra a umidade e deve ser aberto apenas quando for usado pela primeira vez. Depois de aberto, o invólucro laminado deve ser descartado. O corpo do aparelho tem dois tons de roxo. A parte fixa é mais escura que a móvel. O indicador de doses localizado na parte superior do dispositivo inicia a numeração, que marca 28 ou 60 doses. Toda vez que a alavanca for acionada, uma dose será preparada e a numeração se reduzirá automaticamente. A coloração dos números 5 a 1 é vermelha para alertar sobre o término do produto.
Ao retirar o inalador Diskus® do cartucho e remover o invólucro, ele estará na posição fechada.

ALAVANCA
1.Para abrir o dispositivo Diskus®, segure-o pela parte mais escura com uma das mãos e ponha o polegar da outra mão na depressão existente na parte clara, móvel. Gire a peça clara móvel com o polegar até o final do Diskus® (você ouvirá um clique) de forma que o bocal fique totalmente visível.
2.Segure o Diskus® com o bocal de frente para você. Pressione a alavanca, até o fim (você ouvirá outro clique). O Diskus® está pronto para ser usado. Toda vez que essa alavanca for pressionada, uma nova dose será liberada para aspiração e o marcador indicará uma dose a menos. Não empurre a alavanca mais de uma vez para não desperdiçar outras doses.
3.Atenção: mantenha o Diskus® distante da boca. Antes de aspirar a dose, SOPRE (ou seja, expire) o máximo que puder.
Nunca expire dentro do Diskus®.
4.Coloque o bocal do Diskus® nos lábios. Aspire o mais profundamente possível.
Nunca use o aparelho através das narinas.
5.Retire o Diskus® da boca e prenda a respiração por 10 segundos ou pelo tempo que lhe for confortável. Solte o ar lentamente.
6.Importante: alguns pacientes talvez tenham a impressão de que não tomaram a dose. Nesse caso, convém observar que cada dose aspirada se constitui de uma pequena quantidade de pó que contém lactose, substância levemente adocicada, que PODE OU NÃO ser percebida durante o uso.
7.Para fechar o Diskus®, coloque o polegar na depressão da parte clara móvel e gire na direção indicada até a posição inicial.
Não mexa na alavanca no momento de fechar o Diskus®.

Observações:
a)Após a utilização, lavar a boca com água e não engolir;
b)caso haja indicação de duas inalações consecutivas, feche o Diskus® e repita os passos 1 a 7;
c)se, após as primeiras utilizações do produto, um pó sair pela lateral do Diskus®, verifique se o modo de usá-lo está correto. Sempre que a alavanca for acionada (passo 2), uma dose será automaticamente disponibilizada para uso. A dose não aproveitada se perderá no interior do aparelho no momento em que a alavanca for novamente acionada para preparo da dose seguinte.

Lembre-se:
•mantenha o dispositivo Diskus® seco;
•mantenha-o fechado quando não estiver em uso;
•nunca expire dentro do dispositivo Diskus®;
•não empurre a alavanca desnecessariamente para não desperdiçar novas doses.
Seretide Diskus® só deve ser administrado por via inalatória.
Recomenda-se alertar os pacientes sobre a natureza profilática da terapia com Seretide Diskus® e sobre o fato de que é preciso utilizá-lo regularmente mesmo que estejam assintomáticos. Os pacientes devem ser reavaliados com regularidade para que se mantenha a concentração de Seretide Diskus® na faixa ideal, que só pode ser alterada sob supervisão médica.