Características farmacológicas simeco plus

SIMECO PLUS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SIMECO PLUS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SIMECO PLUS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Os componentes antiácidos de Simeco plus® são hidróxido de alumínio + hidróxido de magnésio + dimeticona. O hidróxido de alumínio na forma de gel coloidal reage com o ácido clorídrico gástrico, neutralizandoo: AI(OH)3 + 3HCI Æ AICI3 + 3H2O. O gel utilizado em Simeco plus® (hidróxido de alumínio+hidróxido de magnésio+dimeticona) é o gel A ou “reativo”, de elevado poder neutralizante. Além de suas propriedades antiácidas, o hidróxido de alumínio parece exercer outras ações terapêuticas: Ação demulcente – formando uma película protetora sobre a lesão. Ação adsorvente da pepsina – além de diminuir a acidez gástrica, inibindo por esse mecanismo a atividade da pepsina, adsorve as moléculas dessa enzima, o que contribui para uma inativação ainda maior. O hidróxido de magnésio reage com o HCI, neutralizando-o: Mg(OH)2 + 2HCI Æ MgCI2 + 2H2O. As reações citadas são progressivas, fato que prolonga o efeito neutralizante. Os hidróxidos de alumínio e magnésio são considerados antiácidos não sistêmicos.
Entretanto, uma pequena parcela de íons de alumínio e de magnésio é absorvida e excretada na urina, desde que a função renal esteja normal. O íon alumínio tem ação constipante intestinal, atribuida à sua propriedade adstringente, ação essa que é contrabalançada de forma equilibrada pelo efeito laxativo osmótico do íon magnésio. A proporção entre hidróxido de alumínio e hidróxido de magnésio em Simeco plus® (hidróxido de alumínio+hidróxido de magnésio+dimeticona) tem por finalidade evitar efeitos sobre a motilidade intestinal. Simeco plus® (hidróxido de alumínio+hidróxido de magnésio+dimeticona), graças a uma técnica especial de preparação, e por possuir altas concentrações de hidróxidos, apresenta elevado poder neutralizante.
Capacidade de neutralização de Simeco plus® (hidróxido de alumínio+hidróxido de magnésio+dimeticona) (Método de Fordtran): 35 mEq/5mL. O uso de doses elevadas de antiácidos, isto é, doses com alto poder neutralizante, em 7 tomadas diárias (1 e 3 horas após as refeições e ao deitar), é um esquema moderno para tratamento de úlcera péptica, cuja eficácia tem sido demonstrada por estudos endoscópicos de cicatrização e por curvas de neutralização do pH gástrico em portadores dessa patologia. Uma vez que os pacientes com úlcera ou gastrite muitas vezes apresentam também meteorismo e flatulência, Simeco plus® (hidróxido de alumínio+hidróxido de magnésio+dimeticona) incorpora em sua fórmula a dimeticona, potente agente antifisético.
A dimeticona empregada é a dimeticona ativada com sílica, de modo a aumentar as propriedades antifiséticas. A dimeticona atua no estômago e no intestino, diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos, rompendo as bolhas que retêm os gases e que provocam flatulências e dores. Assim, os gases são eliminados mais facilmente, diminuindo o desconforto causado por eles. A dimeticona é excretada nas fezes de forma inalterada.