Portal

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS SOLU-MEDROL

A metilprednisolona é um substrato da enzima citocromo P450 (CYP) e é metabolizada principalmente pela enzima CYP3A4. A CYP3A4 é a enzima dominante da subfamília CYP mais abundante no fígado de humanos adultos. Ela catalisa a 6β-hidroxilação de esteroides, a etapa metabólica da Fase I essencial para ambos os corticosteroides endógenos e sintéticos. Muitos outros compostos também são substratos da CYP3A4, alguns dos quais (assim como outros fármacos) mostraram alterar o metabolismo de glicocorticoide por indução ou inibição da enzima CYP3A4.
Inibidores da CYP3A4 – Os fármacos que inibem a atividade da CYP3A4 geralmente diminuem o clearance hepático e aumentam a concentração plasmática de medicamentos que são substratos da CYP3A4, como metilprednisolona. Na presença de um inibidor da CYP3A4, a dose de metilprednisolona pode precisar ser ajustada para evitar a toxicidade por esteroide.
Indutores da CYP3A4 – Os fármacos que induzem a atividade da CYP3A4 geralmente aumentam o clearance hepático, resultando em diminuição da concentração plasmática de medicamentos que são substratos da CYP3A4. A coadministração pode exigir um aumento da dose de metilprednisolona para atingir o resultado desejado.
Substratos do CYP3A4 – Na presença de outro substrato da CYP3A4, o clearance hepático da metilprednisolona pode ser afetado, exigindo ajustes de dose correspondentes. É possível que os eventos adversos associados ao uso individual de cada fármaco possam ser mais prováveis de ocorrer com a coadministração. Efeitos não mediados pela CYP3A4 – Outras interações e efeitos que ocorrem com a metilprednisolona estão descritos na Tabela 1 abaixo.

A Tabela 1 fornece uma lista e descrições das interações medicamentosas ou efeitos mais comuns e/ou clinicamente importantes com a metilprednisolona.

Tabela 1. Interações/efeitos importantes de medicamentos ou substâncias com a metilprednisolona

Clásse do Fármaco ou Tipo- FÁRMACO ou SUBSTÂNCIAInteração / Efeito
Antibacteriano- ISONIAZIDAINIBIDOR DA CYP3A4Adicionalmente, há um efeito potencial de aumento dametilprednisolona sobre a taxa de acetilação e clearance daisoniazida.
Antibiótico, Antituberculoso- RIFAMPICINAINDUTOR DA CYP3A4
Anticoagulantes (orais)O efeito da metilprednisolona sobre os anticoagulantes orais évariável. Há relatos de aumento, assim como de diminuição dosefeitos dos anticoagulantes quando administrados concomitantementecom corticosteroides. Portanto, os índices de coagulação devem sermonitorados para manter os efeitos anticoagulantes desejados.
Anticonvulsivantes- CARBAMAZEPINAINDUTOR DA CYP3A4 (e SUBSTRATO)
Anticonvulsivantes- FENOBARBITAL- FENITOÍNAINDUTORES DA CYP3A4
Anticolinérgicos- BLOQUEADORESNEUROMUSCULARESOs corticosteroides podem influenciar o efeito de anticolinérgicos.1) Uma miopatia aguda foi relatada com o uso concomitante de doseselevadas de corticosteroides e anticolinérgicos, tais como fármacosbloqueadores neuromusculares (vide subitem Efeitos Músculoesqueléticosdo item 5. Advertências e Precauções, para informaçõesadicionais).2) O antagonismo dos efeitos de bloqueio neuromuscular depancurônio e vecurônio foi relatado em pacientes tomandocorticosteroides. Esta interacção pode ser esperada com todos osbloqueadores neuromusculares competitivos.
AnticolinesterásicosOs esteroides podem reduzir os efeitos dos anticolinesterásicos emmiastenia grave.
AntidiabéticosDevido ao fato dos corticosteroides poderem aumentar asconcentrações sanguíneas de glicose, podem ser necessários ajustesde dose de agentes antidiabéticos.
Antiemético- APREPITANTO- FOSAPREPITANTOINIBIDORES DA CYP3A4 (e SUBSTRATOS)
Antifúngico- ITRACONAZOL- CETOCONAZOLINIBIDORES DA CYP3A4 (e SUBSTRATOS)
Antivirais- INIBIDORES DA HIVPROTEASEINIBIDORES DA CYP3A4 (e SUBSTRATOS)1) Inibidores da protease, tais como indinavir e ritonavir,podem aumentar as concentrações plasmáticas decorticosteroides.2) Os corticosteroides podem induzir o metabolismo deinibidores de protease de HIV, resultando em concentraçõesde plasma reduzidas.
Inibidores da Aromatase- AMINOGLUTETIMIDAA supressão adrenal induzida pela aminoglutetimida pode agravar asalterações endócrinas causadas pelo tratamento prolongado comglicocorticoide.
Bloqueador do Canal de Cálcio- DILTIAZEMINIBIDOR DA CYP3A4 (e SUBSTRATO)
Contraceptivos (orais)- ETINILESTRADIOL /NORETINDRONAINIBIDOR DA CYP3A4 (e SUBSTRATO)
- SUCO DE GRAPEFRUIT(TORANJA)INIBIDOR DA CYP3A4
Imunossupressor- CICLOSPORINAINIBIDOR DA CYP3A4 (e SUBSTRATO)1) Ocorre inibição mútua do metabolismo com o uso concomitante deciclosporina e metilprednisolona, que pode aumentar asconcentrações plasmáticas de um ou ambos os fármacos. Portanto, épossível que os eventos adversos associados ao uso individual decada fármaco possam ser mais prováveis de ocorrer após aadministração concomitante.2) Foram relatadas convulsões com o uso concomitante demetilprednisolona e ciclosporina.
Imunossupressor- CICLOFOSFAMIDA- TACROLIMOSUBSTRATOS DA CYP3A4
Antibacteriano Macrolídeo- CLARITROMICINA- ERITROMICINAINIBIDORES DA CYP3A4 (e SUBSTRATOS)
Antibacteriano Macrolídeo- TROLEANDOMICINAINIBIDOR DA CYP3A4
Fármacos Anti-inflamatórios NãoEsteroidais (AINEs)- altas doses de ÁCIDOACETILSALICÍLICO1) Pode haver aumento da incidência de sangramento gastrintestinal eulceração quando os corticosteroides são administrados com AINEs.2) A metilprednisolona pode aumentar o clearance de altas doses deácido acetilsalicílico, o que pode ocasionar uma diminuição de níveisséricos de salicilato. A interrupção do tratamento commetilprednisolona pode ocasionar aumento nos níveis séricos desalicilato, o que poderia levar a um risco maior de toxicidade porsalicilato.
Agentes Depletores de PotássioQuando os corticosteroides são administrados concomitantementecom agentes depletores de potássio (por ex., diuréticos), os pacientesdevem ser cuidadosamente observados para o desenvolvimento dehipocalemia. Há também um aumento do risco de hipocalemia com ouso concomitante de corticosteroides com anfotericina B, xantenos,ou agonistas beta-2.
 

Incompatibilidades
Para evitar problemas de compatibilidade e estabilidade, é recomendado que o succinato sódico de metilprednisolona seja administrado separadamente de outros compostos administrados por via intavenosa (IV). Fármacos fisicamente incompatíveis em solução com succinato sódico de metilprednisolona incluem, mas não são limitados a, alopurinol sódico, cloridrato de doxapram, tigeciclina, cloridrato de diltiazem, gluconato de cálcio, brometo de vecurônio, brometo de rocurônio, besilato de cisatracúrio, glicopirrolato, propofol (vide subitem Incompatibilidades do item 8. Posologia e Modo de Usar, para informações adicionais).