Reações adversas somavert

SOMAVERT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SOMAVERT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SOMAVERT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As Reações Adversas a Medicamentos (RAM) são listadas na tabela abaixo conforme o Dicionário Médico para Atividades Regulatórias (MedDRA) Sistema de classe de órgãos (SOC), em ordem decrescente de gravidade dentro de cada SOC. As frequências foram calculadas baseadas nas incidências relatadas nos eventos adversos de todas as causas (EAs) e avaliações laboratoriais de um conjunto de dados de ensaios clínicos reunidos de 550 indivíduos que receberam pegvisomanto para o tratamento de acromegalia em 15 estudos controlados, não controlados e de extensão.
Os rankings de frequência aplicados estão em conformidade com o Council for International Organizations of Medical Sciences (CIOMS) convenções III e V e do documento da Comissão Europeia “Guideline on Summary of Product Characteristics (SmPC)” (datado de Setembro de 2009) da seguinte forma: Muito Comum =>1/10 (=>10%); Comum =>1/100 e <1/10 (=>1% e <10%); Incomum =>1/1000 e <1/100 (≥0,1% e <1%); Raro =>1/10.000 e <1/1000 (=>0,01% e <0,1%); Muito raro <1/10.000 (<0,01%); Frequência não conhecida (não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis). Reações adversas identificadas durante as atividades de pós-comercialização estão marcadas com um asterisco (*).

Tabela 3 – Reações adversas pelo SOC e categoria de frequência CIOMS em ordem decrescente de gravidade médica dentro de cada categoria de frequência e SOC:

Sistema de Classe de Órgãos

Muito Comum
=> 1/10

Comum
=> 1/100
a < 1/10

Incomum
=> 1/1000 a < 1/100

Raro
=> 1/10.000 a <1/1000

Muito Raro
< 1/10.000

Frequência não conhecida
(não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis)

Infecções e infestações Gripe Sinusite Infecção      
Distúrbios do sistema imune     Hipersensibilidade ao medicamento*     Reação anafilática*, Reação anafilactoide*
Distúrbios do Sistema nervoso   Tontura, Parestesia        
Distúrbios vasculares   Hipertensão        
respiratórios, torácicos e do mediastino           Laringoespasmo*
Distúrbios gastrintestinais Diarreia Náusea        
Distúrbios da pele e do tecido subcutâneo   Rash*, Prurido* Urticária*, Eritema*     Angioedema*
Distúrbios musculoesquelé-tico e do tecido conjuntivo Dor nas costas          
Distúrbios gerais e condições no local da administração   Dor, Reação no local da injeçãoa, Dor torácica, Edema periférico, Hipertrofia no local da injeção        
Exames laboratoriais   Testes anormais de função do fígado        
Lesões, intoxicações e complicações de procedimentos           Ferimento



Reações adversas a medicamento pós-comercialização
Reações de hipersensibilidade sistêmica: incluindo Reações anafilactoides/anafiláticas, Laringoespasmo, Angioedema, Reações generalizadas da pele (Rash, Eritema, Prurido, Urticária); alguns pacientes necessitaram de hospitalização. Sobre readministração, os sintomas não voltaram a ocorrer em todos os pacientes.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.