Características farmacológicas aminosteril

AMINOSTERIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de AMINOSTERIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com AMINOSTERIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Propriedades farmacodinâmicas
O fígado é o principal órgão envolvido no metabolismo de proteínas e aminoácidos. Para realizar tal função, existem processos como: desaminação de aminoácidos, transformação de amônia em uréia, formação das proteínas plasmáticas e interconversão entre diferentes aminoácidos ou outros compostos, como ácidos graxos e carboidratos. Pacientes com disfunção hepatocelular apresentam, por conseguinte, aumento nos níveis séricos de amônia, alteração na relação entre os diversos tipos de aminoácidos no soro (existe redução da concentração de aminoácidos de cadeia ramificada – valina, leucina, isoleucina – e elevação da concentração de aminoácidos aromáticos– tirosina, fenilalanina e triptofana – e de metionina). Além disso, estes pacientes são hipercatabólicos. Desta forma, postula-se que estas alterações no metabolismo de proteínas e aminoácidos participam da patogenia da encefalopatia hepática e do coma hepático.
Com o objetivo de contornar as alterações acima citadas, a infusão parenteral de solução de aminoácidos pode ser benéfica, se possuir as características a seguir: uma proporção elevada de aminoácidos de cadeia ramificada, ao mesmo tempo em que apresentar uma baixa proporção de aminoácidos aromáticos e metionina.
Os aminoácidos são utilizados na síntese protéica e em outras diversas vias metabólicas. Estudos demonstraram um efeito termogênico da infusão de aminoácidos.

Propriedades farmacocinéticas
Aminosteril N – Hepa 8% é administrado por via intravenosa como parte de um regime de nutrição parenteral, possuindo desta forma biodisponibilidade de 100%.
A composição de Aminosteril N – Hepa 8% considera a alteração do metabolismo de aminoácidos que acompanha pacientes com disfunção hepatocelular grave. O conteúdo de metionina, fenilalanina e triptofano encontram-se diminuídos, mas em quantidades suficientes para suprir as necessidades orgânicas, enquanto que o conteúdo dos aminoácidosde cadeia ramificada leucina, isoleucina e valina são elevados (42%), quando comparado com soluções de aminoácidos produzidas para indivíduos com função hepática normal.