Bula para paciente sorcal

SORCAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SORCAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SORCAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Sorcal® (poliestirenossulfonato de cálcio) é uma resina que funciona trocando o cálcio presente em sua composição pelo potássio do organismo. Sorcal® (poliestirenossulfonato de cálcio) age no intestino grosso liberando parcialmente o cálcio e recebendo o potássio que, então, é eliminado juntamente com as fezes.
POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
Sorcal® (poliestirenossulfonato de cálcio) está indicado no tratamento da hiperpotassemia (concentração alta e maior que normal de potássio no sangue circulante) em casos de insuficiência renal.
QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Sorcal® (poliestirenossulfonato de cálcio) não deve ser utilizado por pacientes com problemas das paratireóides, problemas de doenças no sangue (mieloma múltiplo), sarcoidose ou carcinoma metastático que possam apresentar insuficiência renal e elevada taxa de cálcio no sangue. Os pacientes com cálculo renal ou elevada taxa de cálcio no sangue de qualquer origem também não devem utilizar
Sorcal® (poliestirenossulfonato de cálcio).
Os pacientes em tratamento com Sorcal® (poliestirenossulfonato de cálcio) devem evitar ingestão de antiácidos e laxantes. Pacientes utilizando Sorcal® (poliestirenossulfonato de cálcio) devem informar seu médico sempre que necessitarem adicionalmente de outra medicação, pois pode haver interação entre os remédios, diminuindo ou aumentando de forma indesejável o efeito dos mesmos. Sorcal® (poliestirenossulfonato de cálcio) não deve ser administrado com suco de frutas. Sorcal® (poliestirenossulfonato de cálcio) só deve ser utilizado sob orientação médica. Para obter o máximo de eficácia, utilize a medicação na dose correta e pelo período de tratamento estipulados pelo seu médico. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. Sorcal® (poliestirenossulfonato de cálcio) pode ser utilizado por crianças e adultos. Seu medico está apto a fornecer a dosagem de acordo com a sua faixa etária ou a de seu filho.

Não deve ser utilizado durante a gravidez e amamentação, exceto sob orientação médica. Informe ao seu médico se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento. Atenção: Este medicamento contém Açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes. Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Sorcal® (poliestirenossulfonato de cálcio) pode ser administrado por via oral ou através de enemas de retenção (via retal). Sempre que possível, deve-se dar preferência à via oral uma vez que os resultados são mais evidentes. Converse com o seu médico que é a pessoa mais capacitada a indicar e orientar como usar esse medicamento, se por via oral ou retal. A suspensão da droga deve ser preparada no momento do uso e não deve ser guardada.
QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
Sorcal® (poliestirenossulfonato de cálcio) pode causar o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: irritação gástrica, falta de apetite, náusea, vômito, constipação e diarréia. Pode ocasionar distúrbios eletrolíticos, ou seja, alterações nas concentrações de íons na corrente sangüínea. Baixa concentração sangüínea de potássio, de sódio e de magnésio e retenção de cálcio também poderá ocorrer. Informe seu médico o aparecimento destas ou quaisquer outras reações desagradáveis que venham a ocorrer durante o uso de Sorcal® (poliestirenossulfonato de cálcio). Altas doses em pessoas idosas podem causar impactação fecal. Para evitar que esta reação ocorra, converse com seu médico.
O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
Em caso de superdosagem, deve-se recorrer ao uso de laxantes ou enemas para remover o medicamento do organismo e impedir constipação ou impactação fecal. A superdosagem pode causar hipercalcemia e/ou hipopotassemia. Nestes casos, devem ser tomadas as medidas apropriadas para normalizar os níveis de potássio e cálcio na corrente sangüínea. Procure imediatamente o seu médico em caso de superdosagem. ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Conservar o medicamento em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30oC). Proteger da luz e umidade. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.