Características farmacológicas stelazine

STELAZINE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de STELAZINE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com STELAZINE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Propriedades farmacodinâmicas Mecanismo de ação
A trifluoperazina é uma fenotiazina. Seu mecanismo de ação preciso não foi determinado, mas pode ser principalmente relacionado aos efeitos antidopaminérgicos das fenotiazinas.
As fenotiazinas também exercem atividade antagonista periférica e/ou central contra:
-receptores alfadrenérgicos
-receptores serotoninérgicos
-receptores histamínicos (receptores H1)
-receptores muscarínicos

Stelazine®
Propriedades farmacocinéticas Absorção
A trifluoperazina tem picos de concentração que ocorrem cerca de uma a seis horas após a dose oral, com amplas variações nas concentrações plasmáticas.

Distribuição
A trifluoperazina está fortemente ligada às proteínas plasmáticas (mais de 99%), principalmente à alfa1-glicoproteína ácida.

Metabolismo
A trifluoperazina sofre intenso metabolismo de primeira passagem, sendo extensamente metabolizada. Menos de 1% da dose aparece de forma inalterada na urina.