Características farmacológicas sulferbel

SULFERBEL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SULFERBEL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SULFERBEL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O ferro é um componente essencial da mioglobina de enzimas que contém heme como citocromos, catalase, peroxidase, e de metaloflavoproteínas como a xantina oxidase e a enzima mitocondrial glicerofosfato oxidase. O ferro também serve como cofator de várias enzimas essenciais. A deficiência de ferro pode afetar o metabolismo no músculo, independente do efeito da anemia na oferta de oxigênio.
O sulfato ferroso atua como fornecedor de ferro, mineral indispensável à constituição da molécula de hemoglobina. O ferro constitui o componente principal da hemoglobina, da qual faz parte numa proporção de 0,34%. Uma deficiência de ferro no organismo acarreta uma formação inadequada da hemoglobina, com consequente descoloração das hemácias (anemia hipocrômica). A anemia hipocrômica pode surgir nos lactentes de termo, nos quais se faz pinçamento precoce do cordão umbilical. Sendo a dieta láctea reconhecidamente pobre em ferro, há necessidade da suplementação desde as primeiras semanas de vida.
A deficiência de ferro ocorre quando, por algum motivo, a perda de ferro do organismo é aumentada, induzindo à redução dos suprimentos de ferro, acarretando eventualmente a anemia. As necessidades de ferro são aumentadas durante a infância, puberdade, gravidez e menstruação. O sulfato ferroso fornece ferro em forma facilmente assimilável e em quantidade suficiente para corrigir a anemia ferropriva e restabelecer os índices normais de armazenamento de ferro corporal. No caso da anemia, uma vez que a concentração de hemoglobina retornou ao nível normal, o tratamento deve ser continuado por mais 3 meses, a fim de assegurar que o estoque corporal de ferro atingiu os níveis normais. O ferro é absorvido no intestino delgado, particularmente no duodeno.