Bula para paciente sumax

SUMAX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SUMAX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SUMAX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
SUMAX® é um medicamento que tem como substância ativa a sumatriptana, que provoca a contração dos vasos sanguíneos do cérebro, sem alterar o fluxo de sangue cerebral. Acredita-se que a dilatação ou a formação de inchaço desses vasos esteja relacionada ao mecanismo causador de enxaqueca no ser humano.
POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
SUMAX® age no alívio das crises de enxaqueca, mas não previne ou reduz o número de crises que você tem. Você deve usar SUMAX® apenas para tratar uma crise atual.
QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Contraindicações
SUMAX® é contraindicado em caso de hipersensibilidade conhecida a qualquer componente de sua formulação.
Advertências e precauções
Avise ao seu médico se você se apresenta em alguma dessas situações, antes de usar SUMAX®:
Está grávida ou pretende engravidar, ou está amamentando.
Apresenta crise de enxaqueca diferente das usuais.
Utiliza medicamentos que contêm ergotamina ou diidroergotamina.
Utiliza ou utilizou nas últimas duas semanas, particularmente, medicamentos que contêm inibidores da monoaminoxidase (IMAO). Eles não devem ser usados ao mesmo tempo que SUMAX®.
Apresenta alergia aos antibióticos à base de sulfonamida.
Sofre de colite isquêmica.
Sente falta de ar, dor ou aperto no peito (que pode ou não se espalhar para o maxilar ou braços).
Já teve ataque cardíaco.
Tem pressão alta, algum problema cardíaco ou sofre de angina (dor no peito).
Já teve ou já lhe foi dito que pode vir a ter um acidente vascular cerebral (AVC).
Tem a doença de Raynaud (doença nos vasos periféricos das pernas) ou sente frio, dormência ou pontadas nas mãos e nos pés.
Possui alto risco de apresentar problemas no coração. Você poderá ter propensão a apresentar problemas cardíacos no caso das seguintes condições: é homem com mais de 40 anos de idade ou mulher que já passou da menopausa, obeso, sofre de diabetes, tem pressão alta, é fumante, apresenta história familiar de doença cardíaca.
Tem doenças no fígado ou rins.
Já teve ataques epiléticos ou convulsões, ou apresenta propensão para esses problemas.
Tem idade inferior a 18 anos ou mais de 65 anos de idade.

Durante o uso de SUMAX®, você pode vir a apresentar sonolência. Antes de dirigir veículos ou operar máquinas perigosas, certifique-se de estar com suas habilidades normais.
Interações com outros medicamentos, alimentos e testes laboratoriais
Avise ao seu médico sobre qualquer outra medicação que esteja usando ou que tenha usado recentemente, inclusive fitoterápicos (remédios à base de plantas) e suplementos dietéticos, como vitaminas, ferro ou cálcio.
Interação com exames laboratoriais: se você tiver que realizar algum exame de sangue para verificar o seu fígado, avise ao seu médico que você utiliza SUMAX®, pois este pode afetar os resultados de seus exames.
Risco de uso por via de administração não recomendada: este medicamento deve ser administrado somente pela via recomendada. Não há estudos dos efeitos de administração por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para eficácia deste medicamento, a administração deve ser feita conforme estritamente indicado para cada forma farmacêutica (vide “Como devo usar este medicamento?”).
Grupos de risco
Gravidez e lactação: informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando. Para minimizar a exposição à criança, as mães não devem amamentar por 24 horas após terem usado SUMAX®.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Uso pediátrico: não foram estabelecidas a eficácia e segurança para uso em menores de 18 anos de idade.
Uso em idosos: pela falta de dados clínicos sobre o uso da sumatriptana em idosos, não é recomendado seu uso em maiores de 65 anos de idade.
Este medicamento é contraindicado para crianças (abaixo de 18 anos de idade) e idosos (acima de 65 anos de idade).
Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Aspecto físico
SUMAX® comprimidos 25 mg: comprimidos revestidos circulares, sulcados, biconvexos, de coloração branca, com a gravação “SUMAX”.
SUMAX® comprimidos 50 mg: comprimidos revestidos circulares, sulcados, biconvexos, de coloração rosa clara, com a gravação “SUMAX”.
SUMAX® comprimidos 100 mg: comprimidos revestidos circulares, sulcados, biconvexos, de coloração rosa, com a gravação “SUMAX”.
SUMAX® solução injetável: solução levemente amarelada, límpida e livre de partículas visíveis.
SUMAX® solução nasal: solução amarelada, límpida e livre de partículas visíveis.
Como usar
SUMAX® deve ser utilizado assim que aparecerem os sintomas da enxaqueca, embora possa ser usado a qualquer momento durante a crise. Não utilize outra dose de SUMAX® caso a primeira dose não tenha aliviado seus sintomas. Você pode tomar sua medicação usual para dores de cabeça, desde que não contenha ergotamina ou diidroergotamina.
Você poderá tomar a segunda dose de SUMAX® no caso de a primeira dose ter aliviado parcialmente os sintomas da enxaqueca ou caso os sintomas tenham retornado após melhora inicial. O intervalo entre as doses deve ser maior do que duas horas.
SUMAX® somente deve ser utilizado após o aparecimento da crise de enxaqueca, não devendo ser usado para prevenir o aparecimento desta. Não use medicamentos que contenham ergotamina ou diidroergotamina até seis horas após ter usado SUMAX® e não use SUMAX® até pelo menos 24 horas depois de ter usado qualquer medicamento com ergotamina ou diidroergotamina.
SUMAX® comprimidos revestidos
O comprimido de SUMAX® deve ser ingerido com água, sem ser partido ou mastigado.
SUMAX® solução spray nasal
Forma de realizar a aplicação nasal
1. Permaneça sentado(a) para aplicar o medicamento. Assoe o nariz antes da aplicação
2. Mantenha cabeça ereta e tampe uma narina com o dedo. Respire normalmente pela boca.
3. Segure o aplicador com a outra mão, conforme indicado no desenho ao lado. Insira o tubo nasal na narina aberta, até acerca de 1 cm, sem pressionar o botão.
4. Permaneça com sua cabeça ereta, feche a boca e pressione o botão que libera o spray
5. Retire o tubo de sua narina. Permaneça com sua cabeça ereta por alguns segundos. Inspire pelo nariz e expire pela boca. Não inspire profundamente.
SUMAX® solução injetável
Forma de realizar a aplicação subcutânea
1. Retire a seringa da embalagem.
2. Retire cuidadosamente a tampa de borracha que protege a agulha.
3. Selecione o lado externo do braço ou da coxa, que são os menos sensíveis.
4. Desinfete o local com álcool.
5. Faça uma prega na pele, como mostrado nas figuras a ou c.
6. Introduza rapidamente a seringa na prega da pele, em ângulo levemente inclinado, não rente à pele e nem em ângulo reto, como nas figuras b ou d.
7. Puxe um pouco o êmbolo. Se entrar sangue na seringa, você encontrou uma veia. Faça, então, uma nova perfuração.
8. Injete o líquido.
9. Retire a agulha.
10. Esta seringa é descartável, não devendo ser reutilizada.

Dosagem
SUMAX® comprimidos revestidos: a dose recomendada é de um comprimido de 25 mg, 50 mg ou 100 mg. O médico escolherá a dose conforme as características de cada paciente, levando em conta a probabilidade dos efeitos adversos proporcionais à dose. Se a resposta à dose inicial for parcial ou no caso de recorrência da enxaqueca, poderá ser administrado mais um comprimido com intervalo mínimo de duas horas, respeitando-se a dose máxima diária de 300 mg.
SUMAX® injetável: a dose recomendada para adultos é de 6 mg (0,5 mL) por aplicação, podendo ser aplicada nova injeção subcutânea de 6 mg de sumatriptana após uma hora, no mínimo, da aplicação da primeira dose. A dose máxima em 24 horas é somente de duas injeções de 6 mg (12 mg de sumatriptana).
SUMAX® nasal: Uma dose deve ser aplicada em uma das narinas logo após o início da crise. Se a enxaqueca persistir, mesmo que tenha sido obtido algum alívio, uma segunda dose poderá ser administrada duas horas após a primeira dose. Não deve ser aplicada mais de quatro doses de SUMAX® nasal spray de 10 mg (40 mg de sumatriptana) em um período de 24 horas. Pacientes que não sentirem nenhum alívio da enxaqueca, após a primeira dose, não deverão administrar a segunda dose na mesma crise.
Crianças: SUMAX® não é recomendado para uso em crianças ou pacientes com menos de 18 anos de idade. A segurança e eficácia do uso da sumatriptana em crianças não foram estabelecidas.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.
Na ocorrência de qualquer um dos sintomas abaixo, pare de usar SUMAX® e procure seu médico imediatamente: dor ou sensação de dormência; calor; sensação de peso ou pressão em qualquer parte do corpo, incluindo o peito e a garganta. Esses sintomas podem ser intensos, mas, geralmente, passam rápido. Se eles persistirem e se tornarem severos, avise o seu médico imediatamente, pode ser sinal de ataque cardíaco.
Na ocorrência de algumas das reações abaixo, não há necessidade de parar de usar SUMAX®, mas você deverá avisar seu médico da ocorrência delas na próxima consulta: cansaço ou sonolência; tontura; confusão ou sensação de cabeça leve; batimentos do coração atipicamente muito lentos ou rápidos, ou sensação de batimentos cardíacos irregulares ou fortes; sensação de fraqueza, náusea, vômito; redução na audição; rubor (vermelhidão da face); distúrbios visuais ou perda de coloração dos dedos dos pés ou das mãos. Entretanto, no caso de ocorrência de descoloração roxa persistente dos pés e das mãos, pare de tomar o medicamento e avise o seu médico imediatamente.
O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
Se você acidentalmente exceder a dose máxima diária permitida, contate imediatamente o seu médico, levando a bula e a embalagem de SUMAX®.
ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento deve ser conservado em temperatura ambiente, entre 15°C e 30°C, protegido da luz e umidade.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.