Bula para paciente suplan

SUPLAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SUPLAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SUPLAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



– COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Este medicamento contém uma associação de vitaminas e sais minerais de grande importância para o organismo humano.

– POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
Utilizado nas dietas restritivas, gravidez e lactação, pré e pós-operatório, nas doenças prolongadas, durante a fase de crescimento e em pacientes idosos.

– QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento é contraindicado em pacientes parksonianos que estejam usando levodopa pura.
“Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.”
“Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.”
“Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.”

-COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Uso por via oral – administrado pela boca.
Adultos e Crianças acima de 12 anos: um comprimido ao dia, ou a critério médico. Comprimidos revestidos de cor azul.
“Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica ou de seu cirurgião-dentista.” “Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.”
“Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.”

-QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
Podem ocorrer constipação intestinal, ligeiras cólicas abdominais, escurecimento e amolecimento das fezes, que regridem com a continuidade do tratamento. Possibilidade de reações alérgicas a um dos componentes da fórmula.

– O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
Na eventualidade de ingestão acidental de doses muito acima das preconizadas, recomenda-se adotar as medidas habituais de controle das funções vitais, como: levar o paciente para ambiente adequadamente aerado, manter as vias respiratórias livres, afrouxar as roupas e procurar imediatamente orientação médica.

– ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento deve ser guardado dentro da embalagem original, à temperatura entre 15 e 30ºC, ao abrigo da luz e umidade. Nestas condições, o prazo de validade da apresentação é de 24 meses, a partir da data de fabricação. Ao adquirir o medicamento, confira sempre o prazo de validade impresso na embalagem do produto. Nunca tome medicamento com prazo de validade vencido.
“Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.”
“Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.”
“Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.”
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
“Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento. O uso deste junto com outros medicamentos (principalmente antibióticos) deve ser orientado pelo médico.”
Este medicamento contém a vitamina B6 (Piridoxina), portanto, seu uso deve ser evitado em pacientes com doença de Parkinson que estejam fazendo uso de levodopa pura.