Portal

REAÇÕES ADVERSAS SUPREMA

As reações adversas mais graves que estão associadas à utilização da terapia de reposição hormonal estão citadas no item “Advertências e precauções”.
Outras reações adversas que foram reportadas em usuárias da terapia de reposição hormonal (dados pós- comercialização), mas para as quais a associação com Suprema não foi confirmada e nem descartada são:

Classificação porsistema corpóreoMedDRA v. 8.0Comum (≥1/100, <1/10)Incomum(≥1/1.000, <1/100)Raro (≥1/10.000,<1/1.000)
Distúrbios no sistemaimunológico Reação dehipersensibilidade 
Distúrbios metabólicose nutricionaisAumento ou diminuição dopeso corporal  
Distúrbios psiquiátricos Estados depressivosAnsiedade, diminuiçãoou aumento da libido
Distúrbios no sistemanervosoCefaleiaTonturaEnxaqueca
Distúrbios nos olhos Distúrbios visuaisIntolerância às lentes decontato
Distúrbios cardíacos Palpitações 
DistúrbiosgastrintestinaisDor abdominal, náuseaDispepsiaDistensão abdominal,vômito
Distúrbios cutâneos enos tecidos subcutâneosErupção cutânea, pruridoEritema nodoso,urticáriaAcne, hirsutismo
Distúrbios no sistemamusculoesquelético etecido conectivo  Cãibras musculares
Distúrbios no sistema ereprodutivo e nasmamasSangramentouterino/vaginal, incluindogotejamento (asirregularidades dosangramento geralmentedesaparecem com acontinuação do tratamento)Dor e sensibilidadenas mamasDismenorreia, secreçãovaginal, síndromesemelhante a prémenstrual,aumento dasmamas


Foi utilizado o termo MedDRA mais apropriado (versão 8.0), para descrever uma determinada reação. Sinônimos ou condições relacionadas não foram listados, m as também devem ser considerados.
Em mulheres com angioedema hereditário, o uso de estrogênios exógenos pode induzir ou exacerbar sinto, mas de angioedema (vide “ Advertências e precauções” ).
Em estudos epidemiológicos, TRH apenas com estrogênio ou com a combinação de estrogênio- progestógeno fora m associados com risco levemente aumentado de câncer de ovário. O risco pode ser mais relevante com o uso prolongado (durante vários anos) (vide “Advertências e precauções”).

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária - NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.