Interações medicamentosas sutent

SUTENT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SUTENT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SUTENT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Medicamentos que podem aumentar a concentração plasmática de Sutent® (malato de sunitinibe): A administração concomitante de sunitinibe com o potente inibidor da CYP3A4, cetoconazol, resultou em aumentos de 49% e 51% nos valores da concentração plasmática máxima (Cmáx) e da área sob a curva (AUC0- ∞) do complexo [sunitinibe + principal metabólito ativo], respectivamente, após dose única de sunitinibe em voluntários sadios. A administração de sunitinibe com potentes inibidores da família CYP3A4 (por ex., ritonavir, itraconazol, eritromicina, claritromicina, suco de toranja (grapefruit)) pode aumentar as concentrações de sunitinibe. A administração concomitante com inibidores deve ser evitada ou deve ser considerada a seleção de um medicamento alternativo concomitantemente sem ou com potencial mínimo para inibir CYP3A4. Se isso não for possível, a dose de sunitinibe pode ser reduzida (vide item 8. Posologia e Modo de Usar).
Medicamentos que podem diminuir a concentração plasmática de Sutent®: A utilização concomitante de sunitinibe com o indutor da CYP3A4, rifampicina, resultou numa redução de 23% e 46% nos valores de Cmáx e AUC0-∞ do complexo [sunitinibe + principal metabólito ativo], respectivamente, após dose única de sunitinibe em voluntários sadios. A administração de sunitinibe com potentes indutores da família CYP3A4 (por ex., dexametasona, fenitoína, carbamazepina, fenobarbital ou Hypericum perforatum – conhecida também como erva de São-João) pode reduzir as concentrações de sunitinibe. A administração concomitante com indutores deve ser evitada ou deve ser considerada a seleção de um medicamento alternativo concomitantemente sem ou com mínimo potencial para induzir CYP3A4. Se isso não for possível, a dose de sunitinibe pode ser aumentada (vide item 8. Posologia e Modo de Usar).