Modo de usar symbicort

SYMBICORT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SYMBICORT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SYMBICORT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



ATENÇÃO – LEIA ANTES DE USAR
O medicamento é um pó inalante. Como este pó é inalado em pequenas quantidades, é provável que não se sinta o gosto ou o cheiro do produto durante a utilização.
O contador de doses do TURBUHALER (inalador) não é unitário (60, 59, 58, 57…) e, portanto, somente serão mostrados números no visor a cada 20 doses utilizadas (começando com o número 60 seguido de 40, 20 e 0).

Instruções de uso:
PREPARO DO TURBUHALER (INALADOR) E INALAÇÃO
1)Girar (desrosquear) para retirar a tampa externa.
2)Com o produto na posição vertical, girar a base (vermelha) do produto de um lado para outro para preparar uma dose.
3)Será ouvido um clique – o produto está pronto para uso. Note que cada clique corresponde a uma dose.
4)Soltar todo o ar dos pulmões antes de colocar na boca. Nunca soltar o ar dos pulmões com o inalador na boca.
5)Colocar o bocal entre os dentes e fechar os lábios (não mastigar ou morder o bocal).
6)Puxar profunda e rapidamente o ar pela boca.
7)Segurar o ar por até 10 segundos.
8)Retirar o TURBUHALER da boca e respirar normalmente.
9)Para finalizar, enxaguar a boca com água, sem engolir.

O paciente poderá não sentir o gosto do produto, mas a dose terá sido recebida mesmo assim. Caso tenha sido prescrita mais de uma inalação, repetir os passos 2 a 9.
Lembrar que a numeração do contador não mudará a cada dose. Trocar por um frasco novo quando o contador chegar ao zero e a parte vermelha preencher o visor do contador.
Nunca emprestar o TURBUHALER para outra pessoa.

• SOMENTE NA PRIMEIRA VEZ do uso, ao abrir uma nova caixa do produto (e após remover o lacre e girar (desrosquear) para retirar a tampa externa do produto), verificar o contador de doses, o mesmo deve mostrar o número 60. Segurar o produto na posição vertical e girar a base vermelha 3 vezes seguidas para cada lado (após cada movimentação um clique será escutado e, portanto, ao finalizar as três movimentações serão escutados três cliques) (figura 2). Após isso, aspirar seguindo o preparo acima (passos 4 a 9).

• Em todas AS OUTRAS VEZES, que for utilizar o produto, gire a base vermelha apenas uma vez para cada lado antes de cada dose (figura 2) e aspirar seguindo o preparo acima (passos 4 a 9).

LIMPEZA:
Uma vez por semana, deve-se limpar a parte externa do bocal com um pano seco. Nunca lave o inalador, pois o seu conteúdo é sensível à umidade.

Perguntas mais frequentes:
1)Por que giro a base?
Porque, ao girá-la, a dose será carregada.

2)Por que na primeira vez que uso, carrego a dose 3 vezes?
Para uniformizar a primeira dose.

3)Se eu giro três vezes a base na primeira vez, eu uso 3 doses?
Não, o compartimento que libera a dose no TURBUHALER só carrega uma dose.

4)Aspirei a primeira dose e o contador não sai do 60, está quebrado?
Não, você só verá números no visor do contador de doses a cada 20 doses utilizadas (60, 40, 20, 0).

5)Por que não sinto nada quando aspiro?
A quantidade de medicamento liberada em cada inalação é muito pequena. Assim, é provável que você não sinta gosto ou cheiro algum durante a inalação.

6)Usei todas as doses, o contador de doses mostra o número 0 e mesmo assim quando agito o TURBUHALER escuto um barulho. Ainda tem produto?
O som que você escuta ao agitar o inalador não é medicamento; é do agente dessecante que está no interior do inalador, usado para proteger o produto da umidade.

7)O que acontece quando eu giro a base várias vezes e não aspiro?
O contador diminuirá de acordo com a quantidade de vezes que a base for girada, ou seja, as doses serão contadas, embora não tenham sido aspiradas. Se você voltar a aspirar pelo inalador, apenas uma dose será inalada. Mesmo girando a base várias vezes, apenas uma dose é inalada por vez, pois não tem acúmulo de doses.

8)O que acontece se eu girar a base para um lado e para o outro várias vezes e aspirar uma única vez?
Uma única dose será inalada. Exceto se a cada vez que a dose for carregada você também aspirar pelo inalador.

9)Por que devo enxaguar a boca após usar o produto?
Para que possíveis resíduos do medicamento sejam removidos da boca.

10)É normal o bocal girar para os dois lados, sem travar?
Sim, o bocal gira para se adaptar à sua boca na hora de inalar o produto. Não tente removê-lo, pois ele é fixo.

11) Vai sair um jato?
Diferente das “bombinhas” de inalação, que liberam um “spray”, o SYMBICORT é um pó inalante, portanto, quando você carregar a dose não saíra um jato. Você terá que inalar o pó (aspirar pelo aparelho) para levá-lo até o pulmão.

12)Como sei que o produto está acabando?
Se utilizado conforme as instruções de uso, quando um fundo vermelho com o número zero (0) inscrito sobre ele preencher o visor do contador de doses, o produto não terá mais medicamento, devendo ser descartado. Note que, mesmo o contador registrando zero (0), é possível girar a base vermelha. Entretanto, o indicador para de se mover e o zero (0) permanece no visor.