Bula para paciente systen

SYSTEN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SYSTEN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SYSTEN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação esperada do medicamento: O controle dos sintomas é observado progressivamente com o decorrer do tratamento.

Cuidados de armazenamento: Mantenha os adesivos em local com temperatura igual ou inferior a 25°C, protegidos da luz e umidade.

Prazo de validade: Verifique na embalagem externa se o produto obedece ao prazo de validade. Não use o medicamento se o prazo de validade estiver vencido. Pode ser prejudicial à sua saúde.

Gravidez e lactação: Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando.
Estradiol não deve ser usado na presença de gravidez confirmada ou suspeita e de lactação.
Este medicamento causa malformação ao bebe durante a gravidez.

Cuidados de administração: Abra a embalagem e retire uma parte da película protetora até a incisão em S, segurando o adesivo pela borda. Enquanto estiver aplicando o adesivo, evite o contato dos dedos com a parte adesiva.
Aplique a parte adesiva imediatamente sobre uma área limpa e seca de pele íntegra e saudável, preferencialmente abaixo da cintura (no abdome, nádegas ou na parte inferior das costas), comprimindo-a firmemente durante aproximadamente 10 segundos.
É aconselhável aplicar Systen® preferencialmente nas nádegas, pois, até o presente, a experiência demonstrou que ocorre menos irritação da pele nesta região.
Escolha um local onde haja pouca dobra da pele durante a movimentação do corpo e onde não haja forte atrito com a roupa, pois senão o adesivo não ficará bem aderido. A região escolhida deve estar seca e limpa, isenta de substâncias gordurosas (creme, loção ou talco), uma vez que, neste caso, o adesivo não adere à pele; além disto, para um melhor efeito da medicação, o adesivo não deve ser colocado em regiões que apresentam irritação local.
O adesivo não deve ser aplicado nas mamas.
Desde que o adesivo tenha sido corretamente aplicado, a paciente pode tomar banho de chuveiro e usar loções de banho de base não oleosa. Durante o banho muito quente ou sauna, o adesivo pode descolar-se da pele. Neste caso, um novo adesivo deve ser aplicado imediatamente, mantendo o dia normal de troca.
O adesivo não pode ser exposto à luz solar.
Peça orientação ao seu médico sobre com que frequência o adesivo deve ser trocado.
A maneira mais simples é sempre trocá-lo nos mesmos dois dias da semana, por exemplo, 2ª e 5ª feiras.
Não aplique o adesivo 2 vezes seguidas em um mesmo local da pele. Após uma semana, você poderá aplicar um novo adesivo em um local já utilizado anteriormente.
Observar sempre se o adesivo está bem aderido à pele; caso esteja descolado, perdido ou inutilizado, deve ser trocado por outro.
Neste caso, continue seguindo o mesmo tratamento, isto é, mantenha sempre os mesmos dias de troca. Se houver esquecimento de trocar o adesivo no dia programado, troque-o assim que puder e continue seguindo o mesmo esquema de tratamento.
Quando houver troca do adesivo, este deve ser removido, dobrado sobre a face adesiva e jogado no lixo.
O tratamento não deve ser interrompido ou alterado sem o conhecimento ou orientação do médico. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. O médico deve ser avisado se ocorrer alguma alteração durante o tratamento.

Interrupção do tratamento: Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Reações adversas: Pode ocorrer uma irritação da pele com coceira no local da aplicação, que deve desaparecer em poucos dias. Avise o médico se esta reação se prolongar por mais tempo ou se ocorrerem sintomas mais graves.
Se ocorrer sensação de desconforto nas mamas, sangramento de escape (pequenas quantidades de sangue) durante o tratamento com Systen® que persista por mais de 6 semanas, é necessário consultar seu médico.
O estradiol é geralmente bem tolerado. Informar o seu médico no caso de apresentar: tensão, aumento ou desconforto das mamas, dor ou peso nas pernas, dor no peito, tonturas, dor de cabeça ou náuseas. Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
NO CASO DO SYSTEN®, MESMO OS ADESIVOS JÁ UTILIZADOS DEVEM SER ELIMINADOS E MANTIDOS FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Interação com outros medicamentos e álcool: Existem alguns medicamentos que podem interferir com Systen®, tais como barbitúricos, hidantoínas, carbamazepina, meprobamato, fenilbutazona e rifampicina.

Contraindicações: O produto está contraindicado em casos de câncer de mama ou de útero; sangramento vaginal de origem não determinada; doença grave do fígado, rim ou coração; doenças circulatórias; gravidez e amamentação, endometriose.

Precauções e Advertências: Estradiol não é um anticoncepcional.
Estradiol é indicado no tratamento dos sintomas decorrentes da deficiência hormonal durante a menopausa ou após a retirada dos ovários. Alguns destes sintomas são: fogachos, ressecamento da vagina, irritabilidade, desconforto ao urinar.
Siga corretamente as orientações do seu médico e o modo de usar (vide “Cuidados de administração”).
Você pode tomar banho com o Systen®, mas nunca o exponha à luz solar direta.
Avise seu médico caso tenha doença cardíaca, pressão alta, doença de rins ou fígado, epilepsia, enxaqueca, diabetes ou se observar alterações das mamas ou do útero. Avise seu médico se houver algum caso de câncer de mama na família.
O risco relativo de ocorrência de doenças circulatórias parece aumentar quando a paciente é fumante (consumo de 15 ou mais cigarros por dia).
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.