Posologia de systen

SYSTEN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SYSTEN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SYSTEN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O Systen® deve ser aplicado 2 vezes por semana. Cada adesivo utilizado deve ser removido após 3 – 4 dias e um novo adesivo aplicado. Ele pode ser utilizado de forma cíclica ou contínua.
O Systen® é mais frequentemente utilizado em um tratamento cíclico com ciclos de 3 semanas seguidos por um período de repouso terapêutico de 7 dias. Durante este período pode ocorrer sangramento vaginal.
O tratamento contínuo com o estradiol pode ser indicado em mulheres histerectomizadas ou no caso de manifestações severas da deficiência de estrogênios durante o período de repouso terapêutico. Nesta forma de tratamento, o uso do adesivo deve ser ininterrupto.
Não existem dados sufi cientes para orientar os ajustes da dose em pacientes com lesão hepática ou renal grave.

Tratamento concomitante com progestogênios:
– durante o tratamento cíclico com estradiol o uso associado de progestogênios é recomendado nos últimos 10 – 12 dias do ciclo de 21 dias.
– durante o tratamento contínuo com estradiol a associação de progestogênios é recomendada durante os últimos 10 – 14 dias de cada mês.
Sangramento vaginal pode ocorrer após a parada dos progestogênios durante os 2 tipos de tratamentos recomendados acima.

Crianças: Systen® não está indicado para crianças.