Posologia de tagamet

TAGAMET com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TAGAMET têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TAGAMET devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Normalmente, a dose diária total não deve exceder 2,4 g.
A dose deve ser reduzida em pacientes com função renal prejudicada

Adultos
Para pacientes com úlcera gástrica duodenal ou benigna, recomenda-se uma dose diária única de 800 mg ao deitar. Do contrário, a dose usual é de 400 mg duas vezes ao dia no desjejum e ao deitar. Outros esquemas posológicos eficazes são de 200 mg três vezes ao dia às refeições e 400 mg ao deitar (1,0 g/dia) e, se esse esquema for inadequado, 400 mg quatro vezes ao dia (1,6 g/dia) também às refeições e ao deitar.
O alívio sintomático em geral é rápido. O tratamento deve ser administrado inicialmente por pelo menos quatro semanas (seis semanas na úlcera gástrica benigna, oito semanas em úlcera associada com o tratamento contínuo com agentes anti-inflamatórios não-esteroidais). A maioria das úlceras já estará cicatrizada neste estágio, mas aquelas que não tiverem ainda sido curadas geralmente o serão após um curso de tratamento adicional.
O tratamento pode prosseguir por períodos mais longos naqueles pacientes que podem ser beneficiados pela redução da secreção gástrica e a dose pode ser reduzida, conforme apropriado, para 400 mg ao deitar ou 400 mg pela manhã e ao deitar. Em pacientes com úlcera gástrica benigna, a recorrência pode ser prevenida pelo tratamento continuado, geralmente com 400 mg ao deitar. O esquema de 400 mg pela manhã e ao deitar também tem sido usado.
Na doença de refluxo esofágico, o esquema de 400 mg quatro vezes ao dia, com as refeições e ao deitar, por quatro a oito semanas, é recomendado para curar a esofagite e aliviar os sintomas associados. Em pacientes com secreção gástrica muito alta (ex: síndrome de Zollinger-Ellison), pode ser necessário aumentar a dose para 400 mg quatro vezes ao dia, ou ainda mais em casos ocasionais.
Antiácidos podem ser colocados à disposição de todos os pacientes até que os sintomas desapareçam.
Na profilaxia da hemorragia por úlcera de estresse em pacientes gravemente doentes, doses de 200-400 mg podem ser administradas a cada quatro a seis horas. Em pacientes considerados em risco de síndrome de aspiração ácida, uma dose oral de 400 mg pode ser administrada 90-120 minutos antes da indução da anestesia geral, ou, na prática obstétrica, no início do trabalho de parto. Enquanto tal risco persistir, uma dose de até 400 mg pode ser repetida em intervalos de quatro horas, conforme necessário, até a dose diária máxima de 2,4 g. As precauções usuais para evitar a aspiração ácida devem ser tomadas.
Na síndrome de intestino curto, ex: após ressecção substancial para doença de Crohn, a faixa de doses usual (ver acima) pode ser empregada, de acordo com a resposta individual.
Para reduzir a degradação dos suplementos de enzimas pancreáticas, 800-1600 mg ao dia podem ser administrados, de acordo com a resposta, em quatro doses divididas, de uma em uma hora e meia hora antes das refeições.

Crianças
A experiência em crianças é inferior do que em adultos. Em crianças com mais de um ano de idade a dose 25-30 mg/kg de peso corporal por dia em doses divididas pode ser administrada por via oral. O uso de Tagamet® em bebês menores de um ano de idade não foi inteiramente avaliado. A dose de 20 mg/kg de peso corporal em doses divididas tem sido usada.