Características farmacológicas tamarine capsulas

TAMARINE CAPSULAS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TAMARINE CAPSULAS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TAMARINE CAPSULAS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O laxativo TAMARINE® cápsulas é um fitoterápico composto de quatro plantas medicinais com conhecida ação no trato gastrintestinal: Cassia angustifolia, Cassia fistula, Tamarindus índice, Coriandrum sativum). As indicações do Tamarine® estão relacionadas com alterações organofuncionais da motilidade intestinal, tratamento sintomático da constipação crônica e preparação de pacientes para exames radiológicos e endoscópicos. A cápsulas Tamarine® é uma especialidade farmacêutica onde se encontram os senosídeos A e B e padronizados, originados do Sene (Cassia angustifólia e Cassia fistula), com baixas concentrações de derivados antracênicos livres, o que lhe confere menos efeitos colaterais. O núcleo antracênico desses senosídeos encontra-se normalmente conjugado a um açúcar que, quando hidrolisado transforma senosídeos em derivados antracênicos livres (Simões et al., 1999). Segundo Villar e Van Os (1976) esses compostos seriam responsáveis pelos efeitos secundários indesejáveis de certas preparações contendo Sene. Esses efeitos variam na dependência do conteúdo antraquinônico e da facilidade de liberação dos constituintes ativos a partir de precursores inativos glicosídicos pela microbiota intestinal (Leng-Peschlow 1992).
O efeito laxativo consiste numa modificação dos movimentos de água e dos eletrólitos em nível de mucosa intestinal, seja por um aumento da secreção, ou pela diminuição da absorção, tanto ao nível de cólon, como de intestino delgado.