Posologia de tâmisa

TÂMISA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TÂMISA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TÂMISA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Como tomar TÂMISA® (gestodeno + etinilestradiol)
O blíster de TÂMISA® (gestodeno + etinilestradiol) contém 21 drágeas ativas. As drágeas devem ser tomadas seguindo a direção das setas marcadas no blíster todos os dias e aproximadamente no mesmo horário. Tomar uma drágea por dia por 21 dias consecutivos, seguido de um intervalo de 7 dias sem a ingestão de drágeas. A embalagem seguinte deve ser iniciada após o intervalo de 7 dias sem a ingestão de drágeas. Após 2-3 dias de a última drágea ter sido tomada, inicia-se, em geral, hemorragia por supressão que pode não cessar antes do início da embalagem seguinte. Não iniciar ou continuar a o tratamento com TÂMISA® (gestodeno + etinilestradiol) caso haja suspeita ou conhecimento de gravidez.

Como começar a tomar TÂMISA® (gestodeno + etinilestradiol)
Sem uso de contraceptivo hormonal no mês anterior: a primeira drágea de TÂMISA® (gestodeno + etinilestradiol) deve ser tomada no 1° dia do ciclo natural (ou seja, o primeiro dia de sangramento menstrual).Pode-se iniciar o tratamento com TÂMISA® (gestodeno + etinilestradiol) entre o 2° e o 7° dia, mas recomenda- se a utilização de método contraceptivo não-hormonal (como preservativo e espermicida) nos primeiros 7 dias de administração de TÂMISA® (gestodeno + etinilestradiol).

Quando se passa a usar TÂMISA® (gestodeno + etinilestradiol) no lugar de outro contraceptivo oral: preferencialmente, deve-se começar a tomar TÂMISA® (gestodeno + etinilestradiol) no dia seguinte ao último comprimido ativo do contraceptivo oral combinado anterior ter sido ingerido, mas não mais tarde do que no dia após o intervalo sem comprimidos ou após a ingestão do último comprimido inativo do contraceptivo oral combinado anterior.

Quando se passa a usar TÂMISA® (gestodeno + etinilestradiol) no lugar de outro método contraceptivo com apenas progestogênio (minipílulas, implante, dispositivos intrauterinos [DIU], injetáveis): pode-se interromper a minipílula em qualquer dia e deve-se começar a tomar TÂMISA® (gestodeno + etinilestradiol) no dia seguinte. Deve-se iniciar o uso de TÂMISA® (gestodeno + etinilestradiol) no mesmo dia da remoção do implante de progestogênio ou remoção do DIU. O uso de TÂMISA® (gestodeno + etinilestradiol) deve ser iniciado na data em que a próxima injeção está programada.
Em cada uma dessas situações, a paciente deve ser orientada a utilizar outro método não hormonal de contracepção durante os 7 primeiros dias de administração de TÂMISA® (gestodeno + etinilestradiol) .

Após aborto no primeiro trimestre: pode-se começar a tomar TÂMISA® (gestodeno + etinilestradiol) imediatamente. Não são necessários outros métodos contraceptivos.

Pós-parto: como o pós-parto imediato está associado a aumento do risco de tromboembolismo, o tratamento com TÂMISA® (gestodeno + etinilestradiol) não deve começar antes do 28° dia após o parto em mulheres não lactantes ou após aborto no segundo trimestre. Deve-se orientar a paciente a utilizar outro método não-hormonalde contracepção durante os 7 primeiros dias de administração de TÂMISA® (gestodeno + etinilestradiol). Entretanto, se já tiver ocorrido relação sexual, a possibilidade de gravidez antes do início da utilização TÂMISA® (gestodeno + etinilestradiol) deve ser descartada ou deve-se esperar pelo primeiro período menstrual espontâneo (ver Precauções e Advertências).

Conduta para quando a paciente esquecer de tomar TÂMISA® (gestodeno + etinilestradiol):
A proteção contraceptiva pode ser reduzida se a paciente esquecer de tomar alguma drágea de TÂMISA® (gestodeno + etinilestradiol) e, particularmente, se o esquecimento ultrapassar o intervalo livre sem drágeas. Recomenda-se consultar seu médico.
Se a paciente esquecer de tomar uma drágea de TÂMISA® (gestodeno + etinilestradiol) e lembrar dentro de até 12 horas da dose usual, deve-se ingeri-la tão logo se lembre. As drágeas seguintes devem ser tomadas no horário habitual.
Se a paciente esquecer de tomar uma drágea de TÂMISA® (gestodeno + etinilestradiol) e lembrar mais de 12 horas após a dose usual ou se tiverem sido esquecidas duas ou mais drágeas, a proteção contraceptiva pode estar reduzida. A última drágea esquecida deve ser tomada tão logo se lembre, o que pode resultar na tomada de duas drágeas de uma única vez. As drágeas seguintes devem ser ingeridas no horário habitual. Um método contraceptivo não hormonal deve ser usado nos próximos 7 dias.
Se a paciente tomar a última drágea ativa antes do fim do intervalo de 7 dias durante o qual o uso de um método contraceptivo não-hormonal é necessário, a próxima embalagem deve ser iniciada imediatamente; não deve haver intervalo sem drágeas entre as embalagens. Isto previne um intervalo prolongado entre as drágeas, reduzindo, portanto, o risco de uma ovulação de escape. É improvável que ocorra hemorragia por supressão até que todas as drágeas da nova embalagem sejam tomadas, embora a paciente possa apresentar spotting ou sangramento de escape nos dias em que estiver ingerindo as drágeas. Se a paciente não tiver hemorragia por supressão após a ingestão de todas as drágeas da nova embalagem, a possibilidade de gravidez deve ser descartada antes de se retomar a ingestão das drágeas.

Orientação em caso de vômitos e/ou diarreia
No caso de vômito ou diarreia no período de 4 horas após a ingestão da drágea, a absorção das drágeas pode ser incompleta. Neste caso, as informações contidas no item Conduta para quando a paciente esquecer de tomar TÂMISA® (gestodeno + etinilestradiol) são aplicáveis.

Proteção Contraceptiva Adicional:
Quando for necessária a utilização de proteção contraceptiva adicional, utilize métodos contraceptivos de barreira (por exemplo: diafragma ou preservativo masculino). Não utilize os métodos da tabelinha ou da temperatura como proteção contraceptiva adicional, pois os contraceptivos orais modificam as alterações menstruais cíclicas, tais como as variações de temperatura e do muco cervical.
Este medicamento não pode ser partido, aberto ou mastigado.