Bula para paciente tanderalgin

TANDERALGIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TANDERALGIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TANDERALGIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
TANDERALGIN é um medicamento que possui em sua fórmula quatro substâncias com ações farmacológicas complementares. O objetivo do Tanderalgin é tratar enfermidades que apresentam sintomas decorrentes de contraturas musculares dolorosas e inflamatórias, tais como: luxações, entorses, torcicolo, lombalgia e outras lesões musculares.

POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
Reumatismo nas suas formas inflamatório-degenerativas agudas e crônicas, crises agudas de gota, estados inflamatórios agudos, pós-traumáticos e pós-cirúrgicos. Exacerbações agudas de artrite reumatoide e osteoartrite e estados agudos de reumatismo nos tecidos extra-articulares.
Coadjuvante em processos inflamatórios graves de quadros infecciosos.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Contraindicações:
TANDERALGIN está contraindicado em pacientes com úlcera do estômago, alergia a qualquer um dos componentes da fórmula ou outras enfermidades decorrentes de alterações do sangue.
Úlcera péptica em atividade, hipersensibilidade a qualquer dos componentes ativos da fórmula, discrasias sanguíneas, diáteses hemorrágicas (trombocitopenia, distúrbios da coagulação), porfiria, insuficiência cardíaca, hepática ou renal grave, hipertensão grave. É contraindicado em pacientes asmáticos nos quais são precipitados acessos de asma, urticária ou rinite aguda pelo ácido acetilsalisílico e demais inibidores da ciclo-oxigenase da síntese de prostaglandinas.

Advertências e Precauções:
Tanderalgin deverá ser usado sob prescrição médica.
Informe ao seu médico caso tenha desenvolvido úlcera gastroduodenal no passado, ou seja, atualmente portador desta enfermidade.
Não é indicado para crianças abaixo de 14 anos, com exceção de artrite juvenil crônica. Observando-se reações alérgicas como coceira ou vermelhidão, febre, icterícia (pele amarelada), cianose (coloração azulada da pele ou das mucosas), ou sangue nas fezes a medicação deverá ser imediatamente suspensa.
Não use outro produto que contenha paracetamol.

Principais Interações Medicamentosas:
O diclofenaco sódico, constituinte do Tanderalgin, pode elevar a concentração plasmática de lítio ou de digoxina, quando administrado concomitantemente com estas preparações. Alguns agentes anti-inflamatórios não esteroides são responsáveis pela inibição da ação de diuréticos da classe da furosemida e pela potenciação de diuréticos poupadores de potássio, sendo necessário o controle periódico dos níveis séricos de potássio.
A administração concomitante de glicocorticoides e outros agentes anti-inflamatórios não esteroides pode levar ao agravamento de reações adversas gastrintestinais. A biodisponibilidade de Tanderalgin é alterada pelo ácido acetilsalicílico quando estes compostos são administrados conjuntamente. Recomenda-se a realização de exames laboratoriais periódicos quando anticoagulantes forem administrados juntamente com Tanderalgin para aferir se o efeito anticoagulante desejado está sendo mantido. Ensaios clínicos realizados em pacientes diabéticos mostram que Tanderalgin não interage com hipo-glicemiantes orais. Pacientes em tratamento com Metotrexato devem abster-se do uso de Tanderalgin nas 24 horas que antecedem ou que sucedem sua ingestão, uma vez que a concentração sérica pode elevar-se aumentando a toxicidade deste quimioterápico.
Tanderalgin não deve ser administrado simultaneamente com bebidas alcoólicas ou barbitúricos.

Gravidez e Lactação:
Apenas o médico pode decidir sobre o uso de Tanderalgin durante a gravidez e lactação. Assim, informe imediatamente ao médico se houver suspeita de gravidez, durante ou após o uso da medicação. Informar ao médico se estiver amamentando.

Pacientes Idosos:
O uso em pacientes idosos, geralmente mais sensíveis aos medicamentos, deve ser cuidadosamente observado.

“ESTE MEDICAMENTO É CONTRAINDICADO NA FAIXA ETÁRIA ABAIXO DE 14 ANOS”

“INFORME AO MÉDICO OU CIRURGIÃO-DENTISTA O APARECIMENTOS DE REAÇÕES INDESEJÁVEIS”

“INFORME AO SEU MÉDICO OU CIRURGIÃO-DENTISTA SE VOCÊ ESTÁ FAZENDO USO DE ALGUM OUTRO MEDICAMENTO”

“NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE”

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Aspecto físico:
Comprimido branco, circular biconvexo, com vinco na parte superior, apresentando aspecto uniforme.

Posologia:
Como regra geral, a dose mínima diária recomendada é de 1 comprimido a cada 12 horas. Deverão ser administradas as mais baixas doses eficazes e, sempre que possível, a duração do tratamento não deverá ultrapassar 10 dias.
Os comprimidos de Tanderalgin deverão ser ingeridos inteiros (sem mastigar) às refeições, com auxílio de líquido.

“SIGA A ORIENTAÇÃO DE SEU MÉDICO, RESPEITANDO SEMPRE OS HORÁRIOS, AS DOSES E A DURAÇÃO DO TRATAMENTO”

“NÃO INTERROMPA O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO”

“NÃO USE O MEDICAMENTO COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. ANTES DE USAR OBSERVE O ASPECTO DO MEDICAMENTO”

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
Podem ocorrer distúrbios gastrintestinais, como dispepsia, dor epigástrica, recorrência de úlcera péptica, náuseas, vômitos e diarreia. Ocasionalmente pode ocorrer cefaleia, confusão mental, tonturas, distúrbios da visão, edema por retenção de eletrólitos, hepatite, pancreatite, nefrite intersticial.
Informe seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis com o uso de Tanderalgin, em especial sintomas como azia, dor no estômago, náuseas, vômito, diarreia, sonolência, tonturas ou cefaleia.
Informe seu médico sobre quaisquer outras reações desagradáveis, atribuíveis à medicação.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
Os efeitos tóxicos da cafeína são primordialmente excitações do Sistema Nervoso Central (SNC), taquicardia e extra-sístoles, que ocorrem em dosagens extremamente elevadas. Assim, a possibilidade de toxicidade significativa devido a este componente de TANDERALGIN é muito improvável.
Os efeitos tóxicos do carisoprodol podem resultar em torpor, coma, choque e depressão respiratória, sendo indicadas às medidas gerais de tratamento sintomático e de suporte. É necessário o monitoramento cuidadoso da quantidade de urina eliminada. O tratamento de intoxicação aguda com agentes anti-inflamatórios não- esteroides consiste essencialmente em medidas sintomáticas e de suporte. A ingestão de bastante líquido aumenta a quantidade de urina, o que teoricamente pode ser benéfica uma vez que a eliminação da droga ocorre através dos rins. Diálise ou hemoperfusão são duvidosas na eliminação de agentes antirreumáticos não esteroides em decorrência de seu alto índice de ligação a proteínas. As medidas terapêuticas a serem tomadas em casos de complicações decorrentes de superdosagem tais como hipotensão, insuficiência renal, convulsões, irritação gastrintestinal, depressão respiratória e hepatotoxicidade é o tratamento sintomático e de suporte. O paracetamol em doses maciças pode causar hepatotoxicidade, que pode não se manifestar até 48 a 72 horas após a ingestão. Na suspeita de superdosagem proceder o esvaziamento gástrico por lavagem ou indução do vômito com xarope de ipeca. O antídoto para a superdosagem de paracetamol é a N- acetilcisteína que deve ser administrada o mais precocemente possível e dentro do período de até 10 horas da ingestão da dose excessiva para maior eficácia.

ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Tanderalgin deve ser guardado em sua embalagem original.
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e umidade.

“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS”