Portal

REAÇÕES ADVERSAS Amoxicilina Suspensão Oral (100 ml após reconstituição)

Efeitos colaterais, assim como com outras penicilinas, são incomuns, e principalmente de natureza leve e transitória.
Reações de hipersensibilidade: se ocorrer qualquer reação de hipersensibilidade, o tratamento deve ser descontinuado. Erupções de pele, prurido e urticária foram ocasionalmente relatadas. Foram raramente relatadas reações de pele, tais como eritema multiforme e Síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica e dermatite bolhosa e esfoliativa. Assim como com outros antibióticos, reações alérgicas graves, incluindo edema angioneurótico, anafilaxia (veja o item Advertências), doença do soro e vasculite de hipersensibilidade foram raramente relatadas.
Nefrite intersticial pode ocorrer raramente.
Reações gastrintestinais: os efeitos incluem náusea, vômito e diarreia. Candidíase intestinal e colite associada a antibióticos (incluindo colite pseudomembranosa e colite hemorrágica) foram raramente relatadas.
Efeitos hepáticos: um aumento moderado em AST e/ou ALT foi ocasionalmente observado, mas a significância do fato não está clara. Assim como com outros antibióticos beta-lactâmicos, hepatite e icterícia colestática foram raramente relatadas.
Efeitos hematológicos: da mesma forma que com outros antibióticos beta-lactâmicos, leucopenia reversível (incluindo neutropenia grave ou agranulocitose), trombocitopenia reversível e anemia hemolítica foram raramente relatadas. Prolongamentos do tempo de sangramento e do tempo de protrombina também foram raramente relatados (veja o item Advertências).
Efeitos sobre o sistema nervoso central (SNC): os efeitos sobre o SNC foram raramente observados e incluem hipercinesia, vertigem e convulsões. As convulsões podem ocorrer em pacientes com função renal prejudicada ou naqueles recebendo altas doses de amoxicilina.
Efeitos diversos: descoloração superficial dos dentes foi raramente relatada e, na maioria dos casos, após o uso da suspensão oral. A descoloração geralmente pode ser removida pela escovação.

ALTERAÇÕES EM EXAMES LABORATORIAIS
Exames diagnósticos:
− Dosagem de glicose na urina: Altas concentrações de penicilinas, como a amoxicilina, podem produzir resultados falso-positivos ou resultados falsamente elevados com testes de sulfato de cobre (Teste de Benedict, Clinitest ou Fehling); testes enzimáticos para determinação da glicose (Clinistix ou Testape) não são afetados.
− Teste de antiglobulina (Coombs direto): Resultados falso-positivos podem ocorrer durante a terapia com qualquer tipo de penicilina.
Exames bioquímicos:
− Alanina aminotransferase (ALT[TGP]); fosfatase alcalina; aspartato aminotransferase (AST[TGO]) e lactato desidrogenase sérica (LDH): Os valores podem estar aumentados.
− Contagem de células sanguíneas da série branca: Leucopenia ou neutropenia estão associadas com o uso de todas as penicilinas; o efeito é mais provável de ocorrer com terapias prolongadas e na presença de insuficiência hepática grave.