Características farmacológicas tecnovorin

TECNOVORIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TECNOVORIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TECNOVORIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS
TECNOVORIN® (leucovorina cálcica/folinato de cálcio) é o derivado 5-formil do ácido tetrahidrofólico, forma ativa do ácido fólico. O ácido folínico é usado principalmente como um antídoto dos antagonistas do ácido fólico, tais como metotrexato, que bloqueiam a conversão do ácido fólico a tetrahidro-folato por ligação à enzima dihidrofolato redutase.
O ácido folínico é rapidamente convertido a N5-metil FH4, o folato fisiológico, normalmente existente no plasma. Essa conversão é mais rápida se o ácido folínico for administrado por via oral que após a administração parenteral. Como no caso do ácido fólico, o bloqueio desta enzima produzido pelos antagonistas do ácido fólico (inibidores da diidrofolato-redutase) não afeta a leucovorina cálcica. Isto permite que se produza a síntese de purinas e timidina e, portanto, a síntese de DNA,RNA e de proteínas.
A leucovorina cálcica pode limitar a ação do metotrexato sobre as células normais mediante competição com o mesmo pelos mesmos processos de transporte para o interior das células. A leucovorina cálcica reduz o efeito do metotrexato sobre as células da medula óssea e gastrointestinais mas aparentemente não tem efeito sobre a nefrotoxicidade induzida por esse medicamento.
TECNOVORIN®comprimidos permite que a administração oral atue em conjunto ou em substituição à terapêutica parenteral.
Farmacocinética
Absorção: leucovorina cálcica é absorvida rapidamente após administração oral.
Distribuição: atravessa moderadamente a barreira hematoencefálica e se deposita no fígado em grandes quantidades.
Ligação às proteínas: Embora as proteínas plasmáticas liguem-se aos derivados do folato, elas têm maior afinidade por análogos não metilados. O papel da ligação com proteínas plasmáticas na homeostasia do folato não é bem compreendido. Um aumento em tal capacidade de ligação é detectável durante a deficiência de folato e em certas doenças, tais como uremia, câncer e alcoolismo. Ainda são necessárias pesquisas para determinar se esse aumento interfere no transporte de folato e no abastecimento tecidual.
Biotransformação: Sobre metabolismo na mucosa hepática e gastrointestinal, principalmente a 5-metiltetraidrofolato, que é a forma ativa. Após administração oral, a leucovorina cálcica se metaboliza quase por completo (mais de 90%) e rapidamente, em menos de 30 minutos.
Meia-vida: A meia-vida do folato sérico reduzido, após administração intramuscular, intravenosa ou oral é de aproximadamente 6,2 horas.
Início da ação: Após 20 a 30 minutos da administração por via oral
Tempo de alcance da concentração máxima (Tmáx): Cerca de uma hora e meia a duas horas
Concentração terapêutica: Após uma dose de 15 mg, por via oral, considera-se como satisfatória concentrações superiores a cerca de 250 nanogramas por mL de soro folato reduzido.
Duração da ação: Aproximadamente, de 3 a 6 horas, por via de administração oral ou parenteral.
Eliminação: Principalmente renal: de 80 a 90%, sendo de 5 a 9% excretado com as fezes.