Posologia de tegretol

TEGRETOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TEGRETOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TEGRETOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Como resultado da liberação lenta e controlada de substância ativa dos comprimidos de
TEGRETOL CR DIVITABS, estes são destinados à prescrição na posologia de 2 vezes ao dia.
Uma vez que determinadas doses de TEGRETOL suspensão oral produzirão níveis de pico mais elevados que a mesma dose em comprimidos, é recomendável iniciar o tratamento com doses baixas e aumentá-las lentamente para evitar reações adversas.

Para os pacientes que estejam passando de TEGRETOL comprimidos para suspensão oral: deve-se administrar a mesma quantidade em mg/dia, em doses menores e mais frequentes (por ex., suspensão oral, 3 vezes ao dia, ao invés de comprimidos, 2 vezes ao dia).

Em pacientes que estejam passando de TEGRETOL comprimidos convencionais para comprimidos divisíveis de liberação controlada (TEGRETOL CR DIVITABS): a experiência clínica mostra que, em alguns casos, a posologia na forma de comprimidos CR DIVITABS pode necessitar de um aumento.
Em consequência das interações medicamentosas e farmacocinéticas diferentes das drogas antiepilépticas, a posologia de TEGRETOL deve ser ajustada com cuidado em pacientes idosos.

��Epilepsia
Quando possível TEGRETOL deve ser prescrito em monoterapia.
O tratamento deve ser iniciado com uma posologia diária baixa, e aumentado gradualmente até que se obtenha um efeito ótimo.
A determinação dos níveis plasmáticos pode ajudar no estabelecimento da posologia ótima (veja “Advertências”).
Quando TEGRETOL for adicionado a terapias antiepilépticas já existentes, a adição deve ser gradual, enquanto se mantém ou, se necessário, se adapta a posologia do(s) outro(s) antiepiléptico(s) (veja “Interações medicamentosas”).

Adultos
Inicialmente, 100 a 200 mg, 1 a 2 vezes ao dia; a dose deve ser gradualmente aumentada até (geralmente até 400 mg, 2 a 3 vezes ao dia) que se obtenha uma resposta ótima. Em alguns pacientes, a dose de 1.600 ou mesmo 2.000 mg/dia pode ser apropriada.

Crianças
Para crianças de 4 anos ou menos, é recomendada a dose inicial de 20 a 60 mg/dia, aumentada de 20 a 60 mg a cada dois dias. Para crianças acima de 4 anos, a terapia pode começar com 100 mg/dia, aumentada de 100 mg em intervalos semanais.
Dose de manutenção: 10 a 20 mg/kg de peso corporal ao dia, em doses divididas:
– Até 1 ano de idade 100 a 200 mg por dia (= 1-2 medidas de suspensão oral)
– 1 a 5 anos de idade 200 a 400 mg por dia (= 2 x 1-2 medidas de suspensão oral)
– 6 a 10 anos de idade 400 a 600 mg por dia (= 2-3 x 2 medidas de suspensão oral)
– 11 a 15 anos de idade 600 a 1.000 mg por dia (= 3-3½ x 2-3 medidas de suspensão oral)

�� Mania aguda e tratamento de manutenção em distúrbios afetivos bipolares
O intervalo de dose é de 400 a 1.600 mg/dia, sendo que a posologia usual é de 400 a 600 mg/dia, em 2 a 3 doses divididas. Em mania aguda, a posologia deve ser aumentada mais rapidamente, enquanto que para a terapia de manutenção em distúrbios bipolares, são recomendados pequenos aumentos de dose, a fim de garantir tolerabilidade ótima.

�� Síndrome de abstinência alcoólica
A dosagem média é de 200 mg, 3 vezes ao dia. Em casos graves, esta dosagem pode ser elevada durante os primeiros dias (por ex. 400 mg, 3 vezes ao dia). No início do tratamento de manifestações de abstinência grave, TEGRETOL deve ser administrado em combinação com fármacos sedativo-hipnóticos (por ex., clometiazol, clordiazepóxido). Após o alívio da fase aguda, TEGRETOL pode ser continuado em monoterapia.

�� Neuralgia do trigêmeo
A posologia inicial de 200 a 400 mg/dia, deve ser elevada lentamente até a obtenção do alívio da dor (normalmente 200 mg, 3 a 4 vezes ao dia). A dosagem deve, então, ser reduzida gradualmente para o menor nível de manutenção possível. Em pacientes idosos, é recomendada a dose inicial de 100 mg, 2 vezes ao dia.

�� Neuropatia diabética dolorosa
A dosagem média é de 200 mg, 2 a 4 vezes ao dia.

�� Diabetes insípida central
A dosagem média para adultos é de 200 mg, 2 a 3 vezes ao dia. Em crianças, a dosagem deve ser reduzida proporcionalmente à idade e ao peso corporal.