Superdosagem tenadren

TENADREN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TENADREN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TENADREN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O componente cloridrato de propranolol pode causar bradicardia, insuficiência cardíaca, hipotensão ou broncoespasmo. O componente hidroclorotiazida pode causar diurese. Pode surgir letargia de graus variados na ausência de alterações significativas de eletrólitos séricos ou desidratação, podendo progredir para coma dentro de poucas horas, com depressão mínima da função respiratória e cardiovascular. O mecanismo de depressão do sistema nervoso central com superdosagem de tiazida é desconhecido. Pode ocorrer irritação e hipermotilidade gastrintestinal; tem sido relatada elevação temporária do nitrogênio uréico do sangue, e podem ocorrer alterações de eletrólitos séricos, especialmente em pacientes com função renal prejudicada.
As seguintes medidas devem ser empregadas:
Geral: caso a ingestão tenha sido recente, esvaziar o conteúdo gástrico, tomando cuidado para prevenir a aspiração pulmonar;
Bradicardia: deve-se administrar atropina (0,25 mg a 1,0 mg). Caso não haja resposta ao bloqueio vagal, administrar isoproterenol cautelosamente.
Insuficiência cardíaca: digitálicos e diuréticos;
Hipotensão: vasopressores como norepinefrina ou epinefrina (evidências indicam a epinefrina como droga de escolha);
Broncoespasmo: deve-se administrar isoproterenol e aminofilina;
Gastrintestinais: embora usualmente de curta duração, estes efeitos podem requerer tratamento sintomático;
Anormalidades no nitrogênio uréico do sangue ou eletrólitos séricos: monitorizar os níveis de eletrólito sérico e função renal; instituir medidas de suporte, como requerida individualmente, para manter a hidratação, o equilíbrio eletrolítico, a respiração e função renal e cardiovascular;
Inconsciência ou coma: deve-se realizar tratamento geral de suporte.

“Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível”.

“Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações”.