Posologia de tenoftal

TENOFTAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TENOFTAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TENOFTAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Instruções de uso:
Não deixe que a ponta do frasco toque o(s) olho(s) ou as áreas ao redor do(s) olho(s). Ela pode ficar contaminada com bactérias que podem causar infecções oculares levando a lesões graves dos olhos, até mesmo perda da visão. A fim de evitar uma possível contaminação, mantenha a ponta do frasco longe do contato com qualquer superfície.

Modo de uso:
Cuidados de utilização:
1.Retire a tampa do frasco.
2.Incline o frasco a 90° (posição vertical), conforme a ilustração abaixo.
3.Goteje a quantidade recomendada e feche o frasco após o uso.
NÃO TOQUE A PONTA DO FRASCO NOS OLHOS OU NAS PÁLPEB RAS.
Se manuseados inadequadamente, os medicamentos oftálmicos podem ser contaminados por bactérias comuns, conhecidas por causar infecções oculares. O uso de medicamentos oftálmicos contaminados pode causar lesões oculares graves e perda da visão. Se você suspeitar que seu medicamento possa estar contaminado ou se você desenvolver uma infecção ocular, contate seu médico imediatamente.
4. Após o uso de Tenoftal ® , pressione com o dedo o canto do seu olho próximo ao nariz (conforme demonstrado na figura abaixo) por 2 minutos. Isso ajuda a manter o produto no seu olho.
NÃO AGITAR ANTES DE USAR.
5.Repita os passos 2, 3 e 4 para aplicar o medicamento no outro olho, se esta tiver sido a recomendação do seu médico.
A ponta gotejadora foi projetada para liberar uma única gota; portanto, NÃO alargue o furo da ponta gotejadora.
6.Após o uso de todas as doses, ainda restará um pouco de Tenoftal® no frasco. Não se preocupe, pois foi adicionada uma quantidade extra do medicamento para que não faltasse nenhuma dose prescrita; portanto, não tente remover esse excesso do frasco.

POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO
A dose inicial usual é uma gota de Tenoftal no(s) olho(s) afetado(s), 2 vezes ao dia.
Se necessário, pode ser instituída terapia concomitante com outros agentes redutores da pressão intraocular e Tenoftal ® . O uso de dois agentes bloqueadores beta-adrenérgicos não é recomendado (veja5. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES ).
Em alguns pacientes, a redução da pressão intraocular provocada pelo Tenoftal® pode requerer algumas semanas para se estabilizar; portanto, a avaliação da resposta deverá incluir a determinação da pressão intraocular após aproximadamente 4 semanas de tratamento com Tenoftal® . Se a pressão intraocular se mantiver em níveis satisfatórios, muitos pacientes podem ser colocados em um esquema terapêutico de dose única diária.
Quando se utiliza a oclusão nasolacrimal ou se fech a as pálpebras, durante 2 minutos, a absorção sistêmica é reduzida. Isto pode resultar num aumento da atividade local.

Como transferir pacientes de outras terapias
Quando um paciente é transferido de uma terapia com outro agente betabloqueador oftálmico tópico, esse agente deve ser interrompido após a dose diária e a terapia com Tenoftal® deve ser iniciada no dia seguinte, com uma gota de Tenoftal® no(s) olho(s) afetado(s) duas vezes ao dia.
Quando um paciente é transferido de uma monoterapia com agente antiglaucomatoso que não seja um betabloqueador, deve-se continuar o uso do medicamento e acrescentar uma gota de Tenoftal® em cada olho(s) afetado(s) duas vezes ao dia. No dia seguinte, interrompa completamente o agente antiglaucomatoso previamente usado e continue com Tenoftal® .