Características farmacológicas terra-cortril

TERRA-CORTRIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TERRA-CORTRIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TERRA-CORTRIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Propriedades Farmacodinâmicas
Terra-Cortril® pomada possui tanto a atividade anti-infecciosa da oxitetraciclina como a ação anti-inflamatória da hidrocortisona.
A oxitetraciclina é um produto do metabolismo do Streptomyces rimosus, pertencente aos antibióticos da família das tetraciclinas. A oxitetraciclina é fundamentalmente bacteriostática e exerce ação antimicrobiana pela inibição da síntese proteica. A oxitetraciclina é um potente antibiótico de amplo espectro, útil topicamente na prevenção ou tratamento de infecções cutâneas superficiais provocadas por várias espécies bacterianas piogênicas Gram-positivas e Gram-negativas.
Os fármacos da classe das tetraciclinas têm espectro antimicrobiano similar e, portanto, é comum ocorrer resistência cruzada entre eles.
A hidrocortisona é um corticosteroide secretado pelo córtex adrenal. É eficaz principalmente por sua ação anti-inflamatória, antipruriginosa e vasoconstritora.
No tratamento das infecções cutâneas superficiais sensíveis à oxitetraciclina, a ação anti-inflamatória da hidrocortisona nesta formulação assegura o alívio rápido dos sintomas, enquanto os antibióticos atuam contra os agentes causais. Nos casos em que é desejável o tratamento tópico com hidrocortisona, a presença adicional da oxitetraciclina serve para prevenir ou erradicar complicações bacterianas secundárias. Terra-Cortril® pomada é útil no tratamento de condições da pele que requeiram efeito antibacteriano e anti-inflamatório.
Nas dermatoses alérgicas, os alérgenos desencadeantes presentes nos alimentos e no meio ambiente devem ser identificados e eliminados. Testes de contato cutâneo, testes intradérmicos ou outros procedimentos adequados devem ser empregados para determinar os alérgenos. Em pacientes com dermatite disseminada, o tratamento oral com hidrocortisona pode ser aconselhável.

Propriedades Farmacocinéticas
Oxitetraciclina: não há informações a respeito de absorção sistêmica de oxitetraciclina após aplicação dérmica. Hidrocortisona: após aplicação tópica de esteroide, uma absorção variável tem sido relatada, especialmente quando aplicada em grandes superfícies, sob curativo oclusivo ou por longos períodos.