Superdosagem timolol

TIMOLOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TIMOLOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TIMOLOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Não há dados disponíveis sobre superdosagem em humanos.
Os sinais e sintomas mais comumente esperados com a superdosagem de um agente sistêmico b-bloqueador são bradicardia sintomática, hipotensão, broncoespasmo e insuficiência cardíaca aguda.
As seguintes medidas terapêuticas devem ser consideradas:
– Lavagem gástrica, se ingerido. Estudos demonstraram que o timolol não é rapidamente dialisado.
– Em casos de bradicardia sintomática, usar sulfato de atropina intravenoso na dose de 0,25 a 2 mg para induzir o bloqueio vagal. Se a bradicardia persistir , deve-se administrar cautelosamente cloridrato de isoproterenol intravenoso. Nos casos refratários, deve-se considerar o implante de marcapasso cardíaco transvenoso.
– Em casos de hipotensão, usar agentes simpatomiméticos tais como, dopamina, dobutamina ou levarterenol. Nos casos refratários, o uso de cloridrato de glucagon tem sido útil.
– No broncoespasmo, usar cloridrato de isoproterenol. Terapia adicional com aminofilina pode ser considerada.
– Na insuficiência cardíaca aguda, a terapia convencional como digitálicos, diuréticos e oxigênio pode ser instituída imediatamente. Nos casos refratários, o uso de aminofilina intravenosa é sugerido. Isto pode ser seguido, se necessário, por cloridrato de glucagon.
– Em bloqueios cardíacos (de segundo ou terceiro grau), usar o cloridrato de isoproterenol ou marcapasso cardíaco transvenoso.