Bula para paciente ampicilina

AMPICILINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de AMPICILINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com AMPICILINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



• Ação esperada do medicamento: a ampicilina é um antibiótico derivado das penicilinas que provoca morte dos microorganismos sensíveis. Sua ação inicia-se minutos após a administração de uma dose, mantendo-se adequada por 6 horas ou mais. A ampicilina está indicada no tratamento de diversas infecções causadas por microorganismos sensíveis a este medicamento.
• Cuidados de armazenamento: conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 300C). Proteger da umidade. Após reconstituição do pó, conservar a suspensão oral por no máximo 7 dias. A suspensão não utilizada durante este período deverá ser descartada.
• Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem externa do produto. Não utilize o medicamento se o prazo de validade estiver vencido. Pode ser prejudicial à sua saúde.
• Gravidez e lactação: a ampicilina não deve ser administrada durante a gravidez e lactação a não ser que, a critério do médico, os benefícios do tratamento esperados para as mães superem os riscos potenciais para o feto.
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o término do tratamento. A ampicilina é excretada no leite materno.
Informe ao seu médico se está amamentando.
• Cuidados de administração: a ampicilina deve ser administrada da seguinte forma:
Para reconstituição, adicione água filtrada dentro do frasco, aos poucos e sob agitação constante e vigorosa, até que a suspensão obtida atinja o volume indicado pela marca no rótulo. Após reconstituição, o produto mantém-se estável por 7 dias à temperatura ambiente (entre 15 e 300C). Após este prazo, despreze qualquer suspensão não utilizada. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
• Interrupção do tratamento: não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico; somente o médico poderá avaliar a eficácia da terapia. A interrupção do tratamento pode ocasionar a não obtenção dos resultados esperados.
• Reações adversas: informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como, reações alérgicas (caracterizadas por vermelhidão de pele, urticária e coceira) e digestivas (como náuseas, vômitos, diarréia).
“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS
CRIANÇAS.”
• Ingestão concomitante com outras substâncias: a ampicilina pode interagir com alopurinol podendo provocar erupções cutâneas. Pode também interagir com contraceptivos orais, tendo neste caso risco de gravidez indesejada. Deve-se evitar a ingestão da ampicilina com alimentos, pois estes dificultam sua absorção. Não deve ser administrada a pacientes sensíveis às cefalosporinas devido ao risco de reação alérgica. A probenecida diminui a taxa de excreção das penicilinas, assim como prolonga e aumenta os seus níveis séricos.
Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
• Contra-indicações e Precauções: o uso deste medicamento é contraindicado em caso de hipersensibilidade conhecida a ampicilina ou aos demais componentes da formulação.
A ampicilina deve ser utilizada com cautela em indivíduos com história de alergia intensa e/ou asma.
“Atenção diabéticos: contém açúcar.”
“NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.”