Advertências tramadol

TRAMADOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TRAMADOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TRAMADOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



SOLUÇÃO INJETÁVEL:
O CLORIDRATO DE TRAMADOL DEVERÁ SER USADO COM CAUTELA NAS SEGUINTES CONDIÇÕES:
HIPERSENSIBILIDADE AOS ANALGÉSICOS OPIOIDES, PACIENTES IDOSOS, PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA, HISTÓRIA PRÉVIA DE CONVULSÕES, HISTÓRIA DE DEPENDÊNCIA OU SENSIBILIDADE A OPIOIDES, PRESSÃO INTRACRANIANA AUMENTADA, REBAIXAMENTO DE CONSCIÊNCIA DE ORIGEM NÃO ESTABELECIDA.
FORAM RELATADAS CONVULSÕES EM PACIENTES RECEBENDO TRAMADOL NAS DOSES RECOMENDADAS. O RISCO PODE AUMENTAR QUANDO AS DOSES DE TRAMADOL EXCEDEREM A DOSE DIÁRIA LIMITE RECOMENDADA (400MG). ALÉM DISSO, O CLORIDRATO DE TRAMADOL PODE ELEVAR O RISCO DE CONVULSÕES EM PACIENTES TOMANDO OUTRAS MEDICAÇÕES QUE REDUZAM O LIMIAR DE EXCITABILIDADE PARA CONVULSÕES. PACIENTES COM EPILEPSIA, OU AQUELES SUSCEPTÍVEIS A CONVULSÕES, SOMENTE DEVERIAM SER TRATADOS COM TRAMADOL SOB AS CIRCUNSTÂNCIAS INEVITÁVEIS.
O TRAMADOL APRESENTA UM BAIXO POTENCIAL DE DEPENDÊNCIA. NO USO A LONGO PRAZO, PODE-SE DESENVOLVER TOLERÂNCIA E DEPENDÊNCIA FÍSICA E PSÍQUICA. PACIENTES COM TENDÊNCIA A DEPENDÊNCIA OU AO ABUSO DE DROGA, SÓ DEVEM UTILIZAR O CLORIDRATO DE TRAMADOL POR PERÍODOS CURTOS E SOB A SUPERVISÃO MÉDICA RIGOROSA.
O CLORIDRATO DE TRAMADOL NÃO É INDICADO PARA TRATAMENTO DE SÍNDROME AGUDA DE RETIRADA DE NARCÓTICOS.
EXISTE TOLERÂNCIA CRUZADA COM OUTROS OPIOIDES. PACIENTES SOB O TRATAMENTO COM CLORIDRATO DE TRAMADOL DEVEM SER ALERTADOS QUANTO À REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES QUE EXIJAM ATENÇÃO, COMO DIRIGIR VEÍCULOS OU OPERAR MÁQUINAS. ESTE FATO DIZ RESPEITO PARTICULARMENTE AO USO CONCOMITANTE DE BEBIDAS ALCOÓLICAS OU SUBSTÂNCIAS PSICOTRÓPICAS, DEVIDO À POSSIBILIDADE DE POTENCIALIZAÇÃO DOS EFEITOS INDESEJÁVEIS DE AMBAS AS DROGAS.
DURANTE O TRATAMENTO, O PACIENTE NÃO DEVE DIRIGIR VEÍCULOS OU
OPERAR MÁQUINAS, POIS SUA HABILIDADE E ATENÇÃO PODEM ESTAR PREJUDICADAS.
_______________________________________________________________________________________

CÁPSULAS:
• O cloridrato de tramadol deverá ser usado com cautela nas seguintes condições: hipersensibilidade aos analgésicos opioides; pacientes idosos e pacientes com insuficiência respiratória; história prévia de convulsões; história de dependência ou sensibilidade a opioides; pressão intracraneana aumentada; rebaixamento de consciência de origem não estabelecida.
• Foram relatadas convulsões em pacientes recebendo tramadol nas doses recomendadas. O risco pode aumentar quando as doses de tramadol excederem a dose diária limite recomendada (400 mg).
Além disso, cloridrato de tramadol pode elevar o risco de convulsões em pacientes tomando outras medicações que reduzam o limiar de excitabilidade para convulsões (ver CONTRAINDICAÇÕES).
Pacientes com epilepsia, ou aqueles susceptíveis a convulsões, somente deveriam ser tratados com tramadol sob as circunstâncias inevitáveis.
• O tramadol apresenta um baixo potencial de dependência. No uso a longo prazo, pode-se desenvolver tolerância e dependência física e psíquica. Pacientes com tendência à dependência ou ao abuso de droga, só devem utilizar cloridrato de tramadol por períodos curtos e sob a supervisão médica rigorosa.
• O cloridrato de tramadol não é indicado para tratamento de síndrome aguda de retirada de narcóticos.
• Existe tolerância cruzada com outros opioides. Paciente sob tratamento com cloridrato de tramadol devem ser alertados quanto à realização de atividades que exija atenção, como dirigir veículos ou operar máquinas. Este fato diz respeito particularmente ao uso concomitante de bebidas alcoólicas ou substâncias psicotrópicas, devido à possibilidade de potencialização dos efeitos indesejáveis de ambas as drogas.
• Não operar máquinas ou dirigir veículos quando estiver tomando cloridrato de tramadol, pois o medicamento pode modificar sua atenção e capacidade de reação.