Advertências tridil

TRIDIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TRIDIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TRIDIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Gerais: Pode haver ocorrência de grave hipotensão e choque, mesmo com pequenas doses de TRIDIL® (nitroglicerina). Esta droga, portanto, deve ser usada com cuidado nos pacientes que possam ter depleção de volume ou que, por qualquer razão, sejam já hipotensos. A hipotensão induzida por nitroglicerina pode ser acompanhada de bradicardia paradoxal e maior angina pectoris.

A terapia com nitratos poderá agravar a angina provocada pela cardiomiopatia hipertrófica.
Em alguns estudos clínicos a nitroglicerina tem sido administrada a pacientes com angina, durante 12 horas contínuas, a cada período de 24 horas. Durante os intervalos sem nitratos, em algumas destas experiências, os ataques de angina têm sido mais facilmente provocados do que antes do tratamento, e os pacientes demonstraram um retorno hemodinâmico e menor tolerância à administração. A importância destas observações ao uso rotineiro clínico de nitroglicerina intravenosa não é conhecida.
As concentrações menores de nitroglicerina aumentam a precisão potencial de dosagem, mas estas concentrações aumentam o volume total de fluídos que devem ser administrados ao paciente. A carga total de fluído pode ser um aspecto dominante em pacientes que têm função comprometida no coração, fígado e/ou rins.
As infusões de nitroglicerina somente devem ser administradas através de uma bomba que possa manter um índice constante de infusão.
Não foi estudada a injeção intracoronariana de nitroglicerina.
Testes Laboratoriais: Devido ao conteúdo de propilenoglicol na nitroglicerina intravenosa, os ensaios de triglicérides séricos que dependem de glicerol oxidase podem dar resultados elevados falsos, em pacientes que recebem esta medicação.
Interações de drogas: Os efeitos de vasodilatação de nitroglicerina podem ser aditivos aos de outros vasodilatadores.
A administração de infusões de nitroglicerina através do mesmo conjunto de infusão que o de sangue pode resultar em pseudoaglutinação e hemólise. De forma mais geral, a nitroglicerina em dextrose a 5% ou cloreto de sódio a 0,9% não deve ser misturada com qualquer outra medicação, de qualquer espécie.
A nitroglicerina intravenosa, pelo menos em alguns pacientes, interfere com o efeito anticoagulante da heparina. Em pacientes que recebem nitroglicerina intravenosa, a terapia concomitante com heparina deve ser orientada por frequentes avaliações do tempo de tromboplastina parcial ativada.
Carcinogênese, Mutagênese e Comprometimento da Fertilidade: “Estudos de carcinogênese animal com nitroglicerina injetável não têm sido executados”.
Ratos recebendo até 434 mg/kg/dia de nitroglicerina por 2 anos desenvolveram mudanças fibróticas e neoplásicas no fígado, incluindo carcinomas e tumores de células intersticiais nos testes.
As altas doses, as incidências de carcinomas hepatocelulares em ambos os sexos foram 52% x 0% nos controles e a incidência de tumores testiculares foram 52% x 8% nos controles.

Incidências de adenomas de pituitária e tumores mamários femininos normalmente vistos em ratas envelhecidas foram significativamente reduzidas, isto ocorre devido à diminuição da tomada de alimento e do peso corpóreo relacionado ao tratamento, aumento da duração de vida foi também visto em fêmeas com altas doses. Administração dietética com duração de vida de até 1058 mg/kg/dia de nitroglicerina não foi tumorigênica em camundongos.
A nitroglicerina foi fracamente mutagênica em testes de Ames executados em dois laboratórios diferentes.
Não houve evidência de mutagenicidade em um ensaio letal dominante “in vivo” com ratos tratados com doses até aproximadamente 363 mg/kg/dia ou em teste citogenético “in vitro” em tecidos de ratos e cachorros.
Em um estudo de reprodução de 3 gerações, ratos receberam doses de nitroglicerina de até aproximadamente 434 mg/kg/dia por seis meses, antes do acasalamento da geração F0 com tratamento contínuo, através das gerações sucessivas F1 e F2.
A alta dose foi associada com diminuição da tomada de alimento e ganho de peso corpóreo em ambos os sexos em todos os acasalamentos. Nenhum efeito específico na fertilidade da geração F0 foi verificado.
Infertilidade notada em gerações subsequentes, entretanto, foi atribuída ao aumentado tecido intersticial e espermatogênese nos machos com altas doses. Nesse estudo de três gerações não houve clara evidência de teratogenicidade.