Reações adversas tridil

TRIDIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TRIDIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TRIDIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As reações adversas ao TRIDIL® (nitroglicerina) são em geral ligadas à dose e quase todas estas reações são o resultado da atividade de nitroglicerina como vasodilatador. A cefaléia, que pode ser grave, é o efeito colateral mais comumente informado. A cefaléia pode ser reincidente com cada dose diária, especialmente nas doses mais altas. Os episódios temporários de tonturas, ocasionalmente relacionados com as alterações de pressão sanguínea, podem também ocorrer.

A hipotensão tem ocorrência infrequente, mas em alguns pacientes poderá ser grave o suficiente para impedir a continuidade da terapia. A síncope, a angina progressiva e a hipertensão de retorno têm sido reportadas, mas não são comuns.
As doses normais de nitratos orgânicos, em casos extremamente raros, têm provocado metemoglobinemia em pacientes aparentemente normais. Este evento é tão infrequente, nestas doses, que não se faz necessário discussão sobre seu diagnóstico e o tratamento (ver Superdosagem).
Reações alérgicas à nitroglicerina são raras e a grande maioria dos casos relatados tem sido de dermatite de contato ou erupções ligadas à droga em pacientes recebendo nitroglicerina na forma de pomada ou adesivos cutâneos. Tem havido poucos relatos de reações anafilactóides e estas reações podem ocorrer, provavelmente, em pacientes recebendo nitroglicerina por qualquer via de administração.