Características farmacológicas trivastal retard

TRIVASTAL RETARD com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TRIVASTAL RETARD têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TRIVASTAL RETARD devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Propriedades Farmacodinâmicas:
O piribedil é um agonista dopaminérgico (estimula os receptores da dopamina e as vias dopaminérgicas cerebrais).
Em humanos, o mecanismo de ação foi demonstrado pelos estudos de farmacologia clínica:
-estimulação da eletrogênese cortical do tipo “dopaminérgica” registrada no estado de vigília e durante o sono.
-atividade clínica em diferentes funções controladas pela dopamina, sendo que esta atividade foi demonstrada através do uso das escalas comportamentais ou psiquiátricas.
Adicionalmente, o piribedil produz um aumento da circulação sanguínea femoral (a ação do piribedil na circulação periférica é explicada pela existência de receptores dopaminérgicos na circulação vascular femoral)

Propriedades Farmacocinéticas:
Piribedil é absorvido rapidamente.
A concentração máxima é alcançada uma hora após a administração oral de piribedil.
A eliminação plasmática é bifásica e é composta por uma primeira fase caracterizada por um tempo de meia- vida de 1,7 horas e uma segunda fase mais lenta, caracterizada por um tempo de meia-vida de 6,9 horas.
O metabolismo do piribedil é intenso; com dois metabólitos principais: um derivado hidroxilado e um diidroxilado.
A eliminação é essencialmente urinária: 68 % do piribedil absorvido é excretado por via renal sob a forma de metabólitos e 25 % são excretados na bile.
As drágeas de ação prolongada de 50mg de piribedil permitem uma absorção in vivo e uma liberação gradual da substância ativa.
Os estudos de cinética realizados em humanos demonstram a extensão da cobertura terapêutica que ultrapassa cada período de 24 horas.
A excreção urinária é de aproximadamente 50% na 24ª hora e total na 48ª hora.