Bula para paciente tryptanol

TRYPTANOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TRYPTANOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TRYPTANOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O que é TRYPTANOL® (cloridrato de amitriptilina), MSD?

Formas Farmacêuticas e Apresentações
TRYPTANOL® (cloridrato de amitriptilina), MSD é apresentado sob a forma de comprimidos revestidos em caixas contendo blísteres com 20 comprimidos de 25 mg ou 75 mg.

Uso Oral
Uso Adulto e Pediátrico

Ingrediente ativo
Cada comprimido revestido de TRYPTANOL® contém 25 mg ou 75 mg de cloridrato de amitriptilina.

Ingredientes inativos
Cada comprimido revestido de TRYPTANOL® contém os seguintes ingredientes inativos: lactose, fosfato de cálcio dibásico, celulose, amido de milho, dióxido de silício, ácido esteárico, estearato de magnésio, hidroxipropilmetilcelulose, hidroxipropilcelulose, dióxido de titânio, talco, laca de corante amarelo FD&C nº 6 (comprimidos 75 mg) e óxido férrico amarelo, laca de quinolina amarela (comprimidos de 25 mg).

Como este medicamento funciona?
TRYPTANOL® pertence a um grupo de fármacos conhecidos como antidepressivos tricíclicos. A atividade antidepressiva pode se manifestar em três ou quatro dias ou pode levar até trinta dias para se desenvolver por completo.

Por que este medicamento foi indicado?
TRYPTANOL® está indicado principalmente para tratamento de depressão. Também é indicado para o tratamento de enurese noturna (urinar na cama à noite). TRYPTANOL® possui propriedades sedativas (calmantes).

Quando não devo usar este medicamento?
Contra-indicação
Você não deve tomar TRYPTANOL® se:
• For alérgico (a) a qualquer um de seus componentes (Veja O que é TRYPTANOL® (cloridrato de amitriptilina), MSD?);
• Estiver recebendo tratamento para depressão com alguns medicamentos conhecidos como inibidores da MAO (IMAO);
• Estiver recebendo tratamento com cisaprida;
• Tiver sofrido um ataque cardíaco recentemente, por exemplo, nos últimos 30 dias.


.Advertências
Uso na Gravidez e Amamentação
Ainda não se sabe qual o efeito de TRYPTANOL® em casos de gravidez. Se estiver grávida ou pretende engravidar, informe ao seu médico, que irá avaliar junto com você os riscos e benefícios do tratamento com o medicamento.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Durante a amamentação, não utilize TRYPTANOL®.
Como TRYPTANOL® passa para o leite materno, existe possibilidade de prejuízo ao bebê.

Uso Pediátrico
TRYPTANOL® também é indicado para o tratamento de crianças com enurese noturna, no entanto, não se recomenda o uso de TRYPTANOL® para o tratamento de depressão em pacientes com menos de 12 anos de idade.

Uso em idosos
Em geral, doses mais baixas são recomendadas para esses pacientes. A dose diária pode ser tomada em doses divididas ou como dose única, de preferência à noite ou na hora de dormir. Siga sempre a orientação de seu médico

O que devo dizer para o meu médico antes de tomar TRYPTANOL®?
Precauções
Informe ao seu médico sobre quaisquer problemas médicos que esteja apresentando ou tenha apresentado, incluindo: alergias; distúrbios mentais; problemas cardíacos, hepáticos, urinários ou hormonais (tiróide); convulsões; e glaucoma.

Quais sintomas podem ocorrer com a interrupção do tratamento com TRYPTANOL®?
Não interrompa o tratamento, nem diminua a dose de TRYPTANOL® sem o conhecimento de seu médico. A interrupção repentina do tratamento com TRYPTANOL® pode causar náusea, dor de cabeça e fadiga. Observou-se que a redução gradual da dose ao longo de duas semanas pode causar irritabilidade, inquietação e distúrbios do sono e dos sonhos.
Atenção: este medicamento contém corantes que podem, eventualmente, causar reações alérgicas.

Posso dirigir ou operar máquinas enquanto estiver tomando TRYPTANOL®?
TRYPTANOL® pode diminuir o estado de alerta de alguns pacientes. Se sentir que está menos alerta, não dirija. Evite operar máquinas ou realizar outras atividades de risco que exijam atenção.

Posso tomar TRYPTANOL® com outros medicamentos?
Interações medicamentosas
Embora TRYPTANOL® geralmente possa ser administrado com outros medicamentos, há exceções: seu médico pode advertir contra o uso com certos medicamentos ou pode ajustar a dose de certos
medicamentos usados para tratar condições psiquiátricas ou depressão mental, úlceras, pressão alta, batimento cardíaco irregular ou abuso de álcool. Além disso, seu médico também pode advertir contra o uso de TRYPTANOL® com álcool ou certos medicamentos para aliviar a dor, sedativos ou medicamentos para dormir. Se necessitar de terapia por eletrochoque, fale para seu médico que está tomando TRYPTANOL®. Seu médico possui uma lista mais completa dos medicamentos que são contra-indicados para uso enquanto você estiver tomando TRYPTANOL®.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis. Informe seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não há contra-indicação relativa a faixas etárias; exceto para o tratamento de depressão em crianças com menos de 12 anos (Veja Uso pediátrico).

Como devo usar este medicamento?
Aspecto físico
TRYPTANOL® 25 mg: comprimidos redondos, de cor amarela, com a inscrição “45” gravada em um lado e do outro lado plano.
TRYPTANOL® 75 mg: comprimidos redondos, de cor alaranjada, planos de um lado e com a inscrição “MSD 430” gravada no outro.

Características organolépticas
Veja aspecto físico.

Dosagem
Posologia para depressão
A dose ideal de TRYPTANOL® varia de paciente para paciente e será ajustada por seu médico de acordo com sua resposta ao tratamento. Na maioria dos casos, inicia-se a terapia com uma dose baixa de TRYPTANOL® e, se necessário, aumenta-se a dose posteriormente, até que ocorra melhora dos sintomas. A maioria dos pacientes continua o tratamento por, pelo menos, três meses.
Posologia para enurese noturna
A dose diária varia conforme o caso e é ajustada pelo médico de acordo com a idade e o peso da criança.
Informe imediatamente ao seu médico sobre qualquer alteração de sua condição, uma vez que pode haver necessidade de ajuste da prescrição. Não interrompa o tratamento de forma repentina, a menos que seja orientado (a) por seu médico.
Como usar
Para obter melhores resultados, tome TRYPTANOL® diariamente. É importante seguir rigorosamente as orientações de seu médico.

O que fazer se eu esquecer de tomar uma dose?
Deve-se tomar TRYPTANOL® conforme a prescrição. Se você deixou de tomar uma dose, deverá tomar a dose seguinte como de costume, isto é, na hora regular e sem duplicar a dose.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.

Quais efeitos adversos TRYPTANOL® pode causar?
Reações
TRYPTANOL® em geral é bem tolerado. Como qualquer medicamento, no entanto, TRYPTANOL® pode apresentar efeitos indesejáveis, denominados reações adversas.
As reações adversas mais freqüentes durante o tratamento da depressão são sonolência, dificuldade de concentração, visão turva, pupilas dilatadas, boca seca, alteração do paladar, náusea, prisão de ventre, ganho de peso, fadiga, desorientação, diminuição da coordenação muscular, aumento da transpiração, tontura, sensação de tontura que pode ocorrer quando você se levantar rapidamente (devido à queda brusca da pressão), dor de cabeça, palpitação, pulso rápido, alteração da libido e impotência.
As reações adversas durante o tratamento da enurese noturna ocorrem com menor freqüência. Os efeitos adversos mais freqüentes são sonolência, boca seca, visão turva, dificuldade de concentração e prisão de ventre.
Podem ocorrer reações de hipersensibilidade como urticária, coceira, erupções cutâneas e inchaço do rosto e/ou da língua, que podem causar dificuldade para respirar ou engolir: entre em contato com seu médico imediatamente nos casos de ocorrência destes sintomas.
Seu médico possui uma lista mais completa das reações adversas. Algumas dessas reações podem ser de natureza grave. No caso de ocorrência destes ou outros sintomas incomuns, informe ao seu médico ou procure cuidados médicos imediatamente.

O que fazer se alguém usar uma grande quantidade deste medicamento de uma só vez?
Se tomar mais do que a dose prescrita, informe ao seu médico imediatamente, de forma que sejam providenciados cuidados médicos imediatos. Podem ocorrer sintomas de natureza grave, inclusive morte, como conseqüência de superdose com essa classe de medicamentos.
Os sintomas da superdose aparecem rapidamente e incluem:
Críticos: batimentos cardíacos irregulares, diminuição acentuada da pressão, convulsões e depressão do sistema nervoso central, inclusive coma.
Outros: confusão, dificuldade de concentração, alucinações visuais transitórias, dilatação das pupilas, agitação, aumento dos reflexos, estupor, sonolência, rigidez muscular, vômito, aumento ou diminuição acentuada da temperatura corporal, além de quaisquer dos sintomas citados em Reações adversas.

Onde e como devo guardar este medicamento?
Mantenha a embalagem fechada, conservar em temperatura ambiente, protegida da luz e umidade.
Não tome este medicamento após a expiração da data de validade impressa na embalagem.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.