Características farmacológicas tylex

TYLEX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TYLEX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TYLEX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Tylex® 7,5 mg e Tylex® 30 mg combinam os efeitos analgésicos de uma substância química com ação central, a codeína com os do paracetamol, com uma ação predominantemente periférica.
O paracetamol é um analgésico não opioide, não salicilato e antipirético.
O fosfato de codeína é um analgésico narcótico e antitussígeno.

Farmacocinética
Codeína
A codeína é rapidamente absorvida pelo trato gastrintestinal. É rapidamente distribuída dos espaços intravasculares para vários tecidos do organismo, sendo captados preferencialmente por órgãos parenquimatosos, como o fígado, baço e rim. A codeína atravessa a barreira hemato-encefálica é encontrada no tecido fetal e no leite materno. A concentração plasmática não está correlacionada com a concentração no cérebro ou com o alívio da dor, contudo, a codeína não se liga às proteínas plasmáticas e não se acumula nos tecidos do corpo.
A meia-vida plasmática é de aproximadamente 2,9 horas. A eliminação de codeína ocorre principalmente pelos rins e aproximadamente 90% da dose oral é excretada pelos rins em um período de 24 horas após a administração. A secreção urinária consiste em codeína livre ou conjugada com glicuronídeo (cerca de 70%), norcodeína livre e conjugada (cerca de 10%), morfina livre e conjugada (cerca de 10%), normorfina (4%) e hidrocodona (1%). A dose remanescente é excretada nas fezes.
Em doses terapêuticas, o efeito analgésico alcança o pico em 2 horas e persiste por entre 4 e 6 horas.

Paracetamol
O paracetamol é rapidamente absorvido pelo trato gastrintestinal e distribuído para a maioria dos tecidos do corpo. A meia-vida plasmática é de 1,25 a 3 horas, mas pode ser aumentada por danos no fígado e após um episódio de superdosagem. A eliminação do paracetamol ocorre principalmente pela metabolização no fígado (conjugação) e subsequente excreção renal dos metabólitos. Aproximadamente 85% da dose oral aparece na urina em 24 horas após a administração, na maioria das vezes na forma conjugada com glicuronídeo, com pequenas quantidades de outros conjugados e de droga inalterada.